Notícias
INOVAÇÃO
HUAC-UFCG participa da Feira do Empreendedor SEBRAE Paraíba 2025
Campina Grande (PB) – A Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG) participou da Feira do Empreendedor SEBRAE Paraíba 2025, realizada entre os dias 21 e 23 de agosto, no Centro de Convenções de Campina Grande. O evento, considerado um dos mais relevantes do calendário de negócios e inovação do estado, reuniu milhares de visitantes, mais de 200 horas de programação e 10 palcos simultâneos voltados a palestras, oficinas e exposições sobre Sustentabilidade, Empreendedorismo e Inovação.
Durante o evento, o HUAC-UFCG reafirmou sua atuação como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), destacando o papel estratégico que exerce no fomento à pesquisa e no fortalecimento de parcerias voltadas ao desenvolvimento regional. A participação contou com a presença da equipe da Gerência de Ensino e Pesquisa – formada por Ana Paula Wanderley, Gerônimo Vicente, Karoll Moangella e Angélica Sátyro – que representou o hospital em atividades de integração com empreendedores, pesquisadores e gestores públicos.
Segundo a Chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde do HUAC, Ana Paula Wanderley Silva, a Unidade Hospitalar quer realizar parcerias com outros órgãos. "A presença do HUAC-UFCG também teve como objetivo aproximar o hospital de iniciativas voltadas ao compartilhamento de saberes, validação de tecnologias e parcerias em editais de fomento à pesquisa e inovação. Esses pontos dialogam diretamente com o papel institucional do HUAC, que atua não apenas na assistência em saúde, mas também como espaço de formação de profissionais, em parceria com universidades como a UFCG, UEPB e IFPB".
Referência regional desde 1950, o hospital é 100% vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo atendimento multiprofissional e interdisciplinar em média e alta complexidade. Destaca-se ainda por apoiar a formação em saúde por meio de programas de residência médica e multiprofissional, além de impulsionar pesquisas nas áreas de saúde, meio ambiente e gestão.
Essa atuação evidencia a vocação do HUAC em ampliar sua influência para além dos muros hospitalares, integrando pesquisa, tecnologia e empreendedorismo em benefício do desenvolvimento regional. A iniciativa reforça o papel do hospital como plataforma de formação, pesquisa aplicada e fomento à inovação na saúde pública".
Sobre a Ebserh
O HUAC-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.