Notícias
ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO
HUAC-UFCG/Ebserh realiza III Jornada de Ensino e consolida papel de hospital universitário como espaço de formação e produção de conhecimento
Campina Grande (PB) – O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), vinculado à Rede Ebserh, por meio da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), promove a III Jornada de Ensino, evento científico e acadêmico, criado em 2023 com o objetivo de fortalecer o papel do hospital universitário como espaço de formação, inovação e produção de conhecimento.
A edição realizada nos dias 12 e 13 de novembro de 2025, teve como eixo central a integração entre ensino, pesquisa e extensão, a promoção do diálogo entre diferentes áreas do saber e o estímulo à construção de práticas transformadoras dentro e fora do ambiente hospitalar e acadêmico.
De acordo com a Gerente de Ensino e Pesquisa do HUAC, Maria Angelica Satyro, a Jornada “reforça o HUAC como um espaço essencial de formação, produção de conhecimento e integração entre ensino, pesquisa e extensão. O evento conecta alunos, professores e colaboradores em torno da ciência e do cuidado, unindo diferentes instituições — como a UFCG, o IFPB e a UEPB — e cursos diversos que, juntos, somam esforços em prol da área da saúde”.
Desde a primeira edição, o evento tem gerado resultados expressivos. Entre os principais avanços, destaca-se o crescimento no número de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no HUAC/Ebserh, evidenciando o impacto positivo da Jornada na consolidação de uma cultura científica ativa e colaborativa. “Observamos um aumento expressivo nas submissões de projetos após o evento, mostrando que a Jornada se consolidou como uma vitrine do HUAC — um espaço que desperta interesse, gera parcerias e estimula o protagonismo de estudantes, docentes e profissionais”, destacou Angélica.
A edição deste ano amplia o debate sobre os desafios contemporâneos da saúde pública, trazendo temas atuais como Inteligência Artificial aplicada à saúde, pesquisas em rede e patrocinadas, residência médica e multiprofissional, além de discussões sobre extensão universitária e o fortalecimento do SUS. Segundo Angélica, a proposta é promover um diálogo interdisciplinar, reunindo saberes que ultrapassam as fronteiras da saúde, mas que se conectam a ela por meio da inovação e da colaboração.
Além de impulsionar a produção científica, a Jornada tem papel fundamental na formação crítica e ética dos estudantes e residentes vinculados ao hospital. “A Jornada é uma oportunidade ímpar de crescimento acadêmico e profissional. Ela permite que estudantes e residentes apresentem suas experiências, troquem ideias com pesquisadores e aprendam com os desafios reais da saúde pública”, ressalta Angélica.
Para o futuro, a meta é expandir o alcance do evento, fortalecendo sua relevância regional. “Queremos aumentar o envolvimento de diferentes cursos e instituições, atraindo participantes de diversas regiões e consolidando a Jornada como referência em ensino, pesquisa e inovação em saúde”, projeta.
A representante da GEP ainda destaca que a Jornada “é um reflexo da força coletiva do HUAC/Ebserh e das instituições parceiras. Ela nasce da colaboração entre quem ensina, pesquisa, cuida e inova — celebrando a ciência e o compromisso de todos os que acreditam que saúde e conhecimento caminham lado a lado para transformar realidades.”
Sobre a Ebserh
O HUAC-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.