Notícias
DIPLOMA
HUAC sedia etapa prática do Revalida 2025 e consolida excelência nacional na aplicação do exame
Campina Grande (PB) - O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC- UFCG) sediará, nos dias 19 e 20 de julho, a etapa prática do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida 2025/1). A aplicação ocorrerá no Centro de Assistência Especializada em Saúde (CAESE) da Unidade Hospitalar e contará com 173 participantes. Ao todo, 267 pessoas estarão envolvidas no processo, entre examinadores, técnicos, operadores de câmera, pacientes simulados e equipes de apoio.
Coordenado nacionalmente pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e operacionalizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Revalida tem como objetivo avaliar as competências clínicas de médicos formados no exterior que buscam validar seus diplomas para atuação no Brasil.
Treinamento
Além da Reunião Técnica Nacional (RTN), realizada no dia 28 de junho, no Rio de Janeiro (RJ), desde o dia 15 de julho, o HUAC realiza um intenso processo de treinamento com as equipes envolvidas. As atividades de preparação seguem até o dia 18/07, véspera da aplicação, e visam garantir o alinhamento técnico, ético e pedagógico necessário para a condução qualificada do exame.
A estrutura da prova será rigorosamente controlada: o CAESE será lacrado às 19h do dia 18 de julho e o acesso ficará restrito até as 6h do dia 21. O material de prova já se encontra armazenado em segurança, e diversas unidades do hospital foram mobilizadas para garantir o pleno funcionamento da avaliação. Entre os setores envolvidos estão a Gerência de Ensino e Pesquisa, a Unidade de Reabilitação, a Unidade de Cuidados em Medicina Especializada (UCME), o Setor de Hotelaria, a Unidade de Serviços Gerais e a Divisão de Logística.
Segundo a representante da organização do Revalida no HUAC, Iolanda Guedes da Silva, o comprometimento da equipe e a organização de cada etapa têm sido fundamentais para o sucesso do processo. “A excelência na aplicação do Revalida no HUAC é fruto de um esforço coletivo. Cada servidor, aluno e profissional envolvido compreende a importância desse exame para a saúde pública e para a valorização da formação médica”, destacou.
Destaque nacional
Iolanda também celebrou os resultados obtidos pela instituição: “Graças a uma equipe coesa e altamente capacitada, o HUAC alcançou o segundo lugar nacional em diversas edições e, com grande orgulho, conquistou o primeiro lugar nacional na aplicação de dezembro de 2024.”
O HUAC tem se destacado nacionalmente na realização da etapa prática do Revalida pela atuação organizada e comprometida, reafirmando seu protagonismo na validação de competências médicas e na formação de profissionais alinhados aos princípios do SUS. Esse resultado expressivo reflete o empenho e a articulação eficiente das diversas frentes de trabalho envolvidas no processo. Tivemos uma equipe de estruturação responsável pelo planejamento logístico, pacientes simulados cuidadosamente preparados — muitos deles alunos, que qualificaram ainda mais a avaliação —, além de chefes de estação, operadores de câmera e equipes médicas e de enfermagem altamente comprometidas. A presença ativa dos estudantes em papéis estratégicos reafirma o HUAC como um espaço de excelência em ensino, pesquisa e extensão, voltado à formação de profissionais comprometidos com os princípios do SUS", destacou Iolanda Guedes da Silva.
A atuação do HUAC vai além da logística do exame, reforça Iolanda. “Conseguimos aliar excelência técnica a um olhar humano e ético sobre o processo avaliativo. Isso impacta diretamente na formação dos profissionais e no cuidado com a população. A validação de diplomas por meio do Revalida permite a incorporação de médicos qualificados ao sistema de saúde brasileiro, sobretudo em regiões com carência de profissionais".
Portanto, o hospital reafirma, com essa nova edição, seu papel de destaque na formação médica de qualidade e na consolidação de práticas avaliativas éticas, técnicas e pedagógicas, alinhadas aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), conclui Iolanda.
Revalida
O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida), subsidia os procedimentos de revalidação de diplomas médicos por universidades públicas, conforme previsto no art. 48, § 2º da Lei nº 9.394/96.
Os candidatos precisam ser aprovados na primeira etapa do exame, que consiste em prova teórica (objetiva e discursiva), para estarem aptos à segunda etapa, prova de habilidades clínicas. Esta etapa é composta por tarefas práticas em cinco grandes áreas da Medicina: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia e Medicina da Família e Comunidade (MFC) – Saúde Coletiva.
A segunda etapa é aplicada em ambientes que simulam diversos contextos de atuação médica, como atenção primária, secundária (ambulatorial e hospitalar), terciária, urgência e emergência, além de situações comunitárias. Somente após a aprovação nas duas fases é possível revalidar o diploma junto a uma universidade parceira revalidadora.
A prova prática de habilidades clínicas está prevista para os dias 19 e 20 de julho de 2025 e terá 7.341 participantes em vários hospitais da Rede Ebserh localizados em todo o país.
Sobre a Ebserh
O HUAC-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.