Notícias
INSPEÇÃO
HUAC recebe visita da Comissão Nacional de Residência Médica para avaliação e expansão de programas
Campina Grande (PB) – O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), recebeu, nos dias 24 e 25 de novembro, a visita técnica da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), marcando um momento estratégico para o fortalecimento da formação médica e para a consolidação da qualidade dos programas de residência da instituição.A comitiva de avaliadores foi formada pela Dra. Luiza Gomes Dantas Gurgel (PE) e pelo Dr. José Antônio Alexandre Romano (RJ), representantes oficiais da Comissão.
A visita integrou o processo oficial de avaliação institucional, cujo objetivo foi verificar a conformidade dos Programas de Residência Médica com os padrões exigidos pelo Ministério da Educação (MEC), assegurando qualidade, segurança e consistência pedagógica na formação dos futuros especialistas.
Durante a programação, os avaliadores analisaram a estrutura física do hospital, os cenários de prática, as condições de trabalho, o corpo docente, os processos de supervisão e preceptoria, além da organização acadêmica e administrativa dos programas. A iniciativa contribuiu diretamente para o aprimoramento contínuo das residências, ao identificar potencialidades e oportunidades de melhoria, garantindo uma formação alinhada às competências exigidas para cada especialidade.
Além do recredenciamento dos programas já existentes, a visita também marcou o início do processo de credenciamento de três novos programas de residência médica: Dermatologia, Cirurgia Pediátrica e Anestesiologia, representando uma ampliação significativa da oferta de formação especializada no HUAC.
Para a instituição, a presença da Comissão reforçou o compromisso com a excelência no ensino, na pesquisa e na assistência, além de evidenciar o empenho das equipes na manutenção de programas qualificados, voltados para o atendimento das demandas regionais e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Cronograma de atividades
A visita técnica teve início no dia 24 de novembro, às 9h, com o acolhimento oficial pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) e pela Comissão de Residência Médica (COREME). Em seguida, foi realizada visita às dependências do hospital, seguida de reunião com o Colegiado e, posteriormente, reunião com todos os supervisores dos Programas de Residência Médica. No período da tarde, após o intervalo para almoço, ocorreu visita técnica ao Instituto de Saúde Elpídio de Almeida, além de reunião com a Unidade de Gestão de Pós-Graduação (UGPOS) e o Setor de Gestão de Ensino (SEGE). O primeiro dia foi encerrado com reunião com todos os residentes médicos.
No dia 25 de novembro, as atividades foram iniciadas com visita ao Hospital da Criança e do Adolescente, seguida de reunião com a GAS (Gerência de Atenção à Saúde) e a DCDT (Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico) . Em seguida, foi realizada a conferência da documentação dos Programas de Residência. No turno da tarde, houve continuidade da análise documental, reunião com a DMED (Divisão Médica) e a equipe de preceptores e supervisores, culminando com a emissão dos relatórios e o envio da documentação à Comissão Nacional, com finalização dos trabalhos no início da noite.
A ação foi coordenada pela GEP, por meio do SEGE e da UGPOS, reafirmando o papel estratégico do hospital na formação de profissionais de saúde de alta qualidade.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.