Notícias
SAÚDE
HUAC realiza ações do Dezembro Vermelho com foco na prevenção do HIV/AIDS
Fonte: Freepik
Campina Grande (PB) – Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS e dentro da campanha Dezembro Vermelho, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) realiza, nesta segunda-feira (01/12), uma ação especial de conscientização, prevenção e promoção da saúde.
O evento acontece no Auditório do HUAC, a partir das 9h, e é aberto a colaboradores, estudantes e à comunidade em geral. A programação contará com palestras educativas, testagem rápida para HIV, além de coffee break ao final. Os participantes são convidados a comparecer com camisa vermelha, em apoio à causa.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer o diálogo sobre prevenção, qualidade de vida, convivência com o HIV, tratamento e combate ao preconceito, reforçando a importância da informação e do diagnóstico precoce. A ação é organizada pelo Setor de Cuidados Especializados; Unidade de Especialidades Clínicas e Unidade de Vigilância em Saúde.
Programação no dia 01/12/2025
-
9h – Abertura
-
9h30 – Palestra com a médica e enfermeira, Tarcila Dal Monte:
Tema: "HIV na atualidade: viver, amar e envelhecer com qualidade de vida". -
9h50 – Palestra com convidada:
Tema: "Quando o diagnóstico não define quem eu sou: um encontro com uma mulher PVHIV". -
10h – Palestra com o médico infectologista do HUAC, Rodolpho Dantas:
Tema: "O futuro do HIV: da prevenção inteligente às terapias de nova geração". -
11h – Coffee break
Dados
Segundo o relatório do UNAIDS 2025, 40,8 milhões de pessoas vivem com HIV em todo o mundo, 1,3 milhão de novas infecções ocorreram em 2024 e 9,2 milhões de pessoas ainda não têm acesso ao tratamento.
Em 2024, havia globalmente 570 novas infecções por HIV todos os dias entre mulheres jovens e meninas com idades entre 15 e 24 anos.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.