Notícias
CÂNCER DE PRÓSTATA
HUAC/UFCG promove a “Semana Azul – Um Toque pela Vida!” com ações voltadas à saúde do homem
Campina Grande (PB) - O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC/UFCG/EBSERH) realiza, em novembro de 2025, a campanha “Semana Azul HUAC – Um Toque pela Vida!”, uma ação integrada à programação do Novembro Azul, movimento mundial voltado à prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata e à promoção da saúde integral do homem.
O movimento teve início em 2003, na Austrália, originalmente como Movember, e chegou oficialmente ao Brasil em 2011, com o apoio do Instituto Lado a Lado pela Vida e da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Desde então, o HUAC tem assumido um papel de destaque na promoção dessa causa, consolidando-se como referência regional em ações de prevenção e cuidado masculino.
Em 2025, o hospital se propõe a realizar a maior e mais completa edição do Novembro Azul da Paraíba, superando o recorde obtido em 2023. A campanha trará uma série de inovações e ampliação nos atendimentos, consolidando o compromisso do HUAC em cuidar e transformar vidas.
Durante a Semana Azul, serão atendidos não apenas os 500 primeiros homens que se cadastrarem, mas também todos aqueles que realizarem o contato dentro do período de inscrições, mesmo após o preenchimento das vagas iniciais. O atendimento dos inscritos excedentes ocorrerá nos ambulatórios de dezembro e janeiro, garantindo acolhimento a todos que buscarem o serviço.
Os participantes realizarão uma bateria de exames, incluindo PSA total e livre, glicemia de jejum, colesterol total e frações, triglicerídeos e testosterona total. Em casos de resultados alterados, como diabetes, dislipidemia grave ou hipogonadismo, os pacientes serão encaminhados ao Serviço de Endocrinologia do HUAC para acompanhamento especializado.
Os atendimentos clínicos serão realizados pela equipe de urologistas do hospital, incluindo o toque retal prostático, conforme preconiza o protocolo de rastreamento da Sociedade Brasileira de Urologia. As biópsias indicadas durante a campanha serão agendadas de imediato, e os casos confirmados de câncer de próstata terão tratamento integral no próprio HUAC.
Além do impacto assistencial, a campanha também trará um importante avanço científico. As informações coletadas nas consultas formarão um banco de dados inédito, reunindo informações sociodemográficas, clínicas e laboratoriais de centenas de homens atendidos.
Esse acervo será utilizado pelo Ambulatório Especializado em Saúde da Próstata, serviço que será inaugurado durante a Semana Azul HUAC. O ambulatório representa uma proposta inovadora de integração entre assistência, ensino, pesquisa e extensão, voltada à saúde prostática de homens a partir dos 45 anos, e servirá como base para futuras pesquisas científicas.
“Nosso objetivo é ampliar o cuidado, aproximar os homens dos serviços de saúde e fortalecer a prevenção. Mais do que uma campanha, a Semana Azul é um compromisso com a vida”, destacou o Dr. André Brasileiro, urologista e coordenador da ação.
Dr. André Brasileiro
Urologista
Responsável Técnico pelo Serviço de Urologia do HUAC/UFCG/EBSERH
Coordenador da “Semana Azul HUAC – Um Toque pela Vida!”
Agendamento para o público:
O período de agendamento para o público externo será entre 3 a 14 de novembro, no horário de 8 às 12 e de 14 às 17 horas, através do aplicativo WhatsApp (83 9.9376-0864), de acordo com os seguintes critérios: homens com 45 anos ou mais, com Cartão SUS de Campina Grande. Os interessados devem enviar a documentação e aguardar a confirmação do agendamento.
Logo após, os exames de PSA Total e Livre, Testosterona Total, Perfil Lipídico e Glicemia de Jejum serão agendados para a realização entre os dias 03 e 19 de novembro.
Programação
A abertura oficial da Semana Azul do HUAC, intitulada “Um toque pela vida!”, ocorrerá no dia 24/11 (segunda-feira), às 9h, no auditório, com a presença do Colegiado Executivo da Unidade Hospitalar e demais colaboradores.
No dia seguinte, 25/11 (terça-feira), será realizado o Dia "D" de Atendimento – “Cuidar é Preciso”, com atendimentos em dois turnos, contando com a atuação de seis urologistas por turno e totalizando 500 pacientes.
Na quarta-feira 26/11, acontecerá o evento “Conscientização Salva Vidas”, um pit stop no hall do Centro Cirúrgico, com atividades educativas voltadas para colaboradores, residentes e estudantes, reforçando a importância do autocuidado e da prevenção. Já dia 27/11 (quinta-feira), será lançada oficialmente a Liga Acadêmica de Urologia da UFCG, às 9h, no auditório do HUAC, com palestra aberta ao público, incluindo comunidade, colaboradores e estudantes.
Encerrando a programação, na sexta, 28 de novembro, será inaugurado o Ambulatório Especializado em Saúde da Próstata, no CAESE (Centro de Assistência Especializada de Saúde e Ensino) do HUAC, com o agendamento inicial para 10 pacientes.
Saúde masculina
O câncer de próstata é caracterizado pelo crescimento anormal e descontrolado das células do tecido prostático, que têm o potencial de invadir os órgãos próximos como a bexiga e as vesículas seminais e se espalhar para as outras áreas distantes do organismo, como os linfonodos pélvicos e ossos do esqueleto, no fenômeno conhecido como metástase.
O problema é que a doença é assintomática na fase inicial e, como os homens, tradicionalmente, se preocupam menos com a saúde, é importante este tipo de campanha para promover o diagnóstico precoce. A avaliação básica da próstata consiste numa consulta médica, que pode ser feita por um clínico geral, um médico da saúde da família ou um urologista.
Em alguns casos, é realizado o exame de toque retal para avaliar o tamanho da próstata, mas é feito principalmente o exame de sangue do PSA (antígeno prostático específico), que é um marcador de tumor de câncer de próstata. A confirmação se dará por meio da biópsia.
Os principais grupos de risco incluem homens acima de 50 anos e que tenham parentes de primeiro grau diagnosticados com câncer de próstata. Segundo urologistas, homens negros têm um risco mais elevado de desenvolver a doença. A obesidade e o sedentarismo também podem estar associados ao aumento do risco de câncer, além de complicar o tratamento.
Apesar do foco no câncer de próstata, o “Novembro Azul”, há alguns anos, extrapolou esses limites e, atualmente, os profissionais falam da saúde masculina de uma forma geral nestas campanhas, abordando temas como a hipertensão, o combate ao diabetes, a sexualidade masculina, métodos contraceptivos e estilo de vida na promoção da saúde.
Sobre a Ebserh
O HUAC-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
A unidade de saúde é destaque regional na assistência à saúde desde 1950. Com atendimento público e contratualizado com o SUS desde 2006, o Hospital oferece assistência multiprofissional e interdisciplinar em áreas como: Infectologia, Endocrinologia, Pediatria, Oncopediatria, Genética Médica, Clínica Médica, Oncologia Clínica e Fisioterapia. Além disso, é campo de prática para estudantes de diferentes áreas da saúde, como Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão.