Notícias
SETEMBRO AMARELO
Huab-UFRN promove ações de valorização da vida durante Setembro Amarelo
Santa Cruz (RN) – O Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou ao longo do último mês uma série de iniciativas voltadas para a campanha Setembro Amarelo. Com o tema central da valorização da vida, as ações foram organizadas pela Unidade de Administração de Pessoal (UAP) do hospital e buscaram sensibilizar os colaboradores.
As atividades, que tiveram início em 10 de setembro, data que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, foram conduzidas de forma itinerante pela Unidade de Administração de Pessoal (UAP). A psicóloga organizacional e do trabalho Jéssica Queiroz e a assistente administrativa Adalgiza Moura visitaram o HUAB e os anexos Administrativo e Miguel Lula, promovendo reflexões em pequenos grupos.
De acordo com a, a estratégia foi focada no contato direto. “Houve a divulgação através de panfletos, passávamos nos setores reunindo os colaboradores e provocando reflexões sobre a qualidade dos vínculos que estabelecemos no trabalho, além de desmistificar estereótipos sobre saúde mental”, explicou.
Um dos destaques da campanha foi a interação no mural “Você é valioso”. Nele, os colaboradores eram convidados a escrever em notas adesivas (post-its) o motivo pelo qual suas vidas são valiosas. Os murais foram montados no HUAB e nos dois anexos, criando um painel coletivo de afirmativas positivas.
Durante as ações, também foi apresentado o projeto Acolhe, que proporciona acolhimento e escuta qualificada por meio de atendimento psicológico para todos os colaboradores da instituição. As consultas podem ser agendadas gratuitamente por meio de um formulário eletrônico disponibilizado aqui.
O encerramento da programação do Setembro Amarelo no HUAB foi realizado na última terça-feira (30), com uma “prosa poética” dedicada aos colaboradores que fizeram aniversário no mês de setembro.
Sobre a Ebserh
O HUAB-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social