Notícias
Solução de telepresença em leito contribui para atendimento humanizado durante a pandemia
Apostar nos recursos tecnológicos para a promoção do cuidado humanizado. Essa tem sido uma das estratégias encontradas pelo HU-Univasf/Ebserh para viabilizar a comunicação entre pacientes e familiares durante o período de pandemia. Desde 2020, o Hospital Universitário passou a ser unidade de referência para tratamento em alta complexidade de pessoas acometidos pela Covid-19. Diante do novo contexto, foi necessário buscar alternativas para viabilizar o acolhimento humanizado aos pacientes e familiares, garantindo, ao mesmo tempo, o cumprimento de todos os protocolos de segurança que passaram a vigorar.
Segundo a psicóloga Rebeca Machado, chefe da Unidade de Atenção Psicossocial, a iniciativa do projeto de visita virtual surgiu a partir da suspensão das visitas presenciais, medida de segurança necessária em razão da alta transmissibilidade do novo coronavírus. “Essa iniciativa foi muito bem recebida pelos pacientes internados e seus familiares. As visitas virtuais não substituem o contato físico, mas minimizam a saudade e se mostram eficazes em períodos de distanciamento social”, comentou a profissional. As visitas virtuais são conduzidas por uma equipe de profissionais treinada, seguindo protocolos de segurança, controle de infecção e contando também com suporte à comunicação, facilitando a intermediação entre o paciente e sua família.
Conforme explica o chefe da Unidade de e-Saúde do HU-Univasf/Ebserh, Helder Lopes, “no início, havia somente um tablet para a realização da visita virtual. Além disso, não se tinha todo o aparato tecnológico para que as videochamadas fossem realizadas de maneira confortável para os profissionais, tendo em vista que eles necessitavam ficar segurando o equipamento. Dessa forma, foi observado a necessidade de investimentos para aquisição de um quantitativo maior de tablets para que um maior número de pacientes fossem alcançados. Posteriormente, o serviço foi qualificado através da aquisição de estrutura adaptada de suporte articulado, garantindo uma melhor condição ergonômica para o profissional e um maior conforto para o paciente durante a realização dos encontros virtuais”.