Notícias
SAÚDE OCULAR
Mutirão de combate ao glaucoma atendeu 70 pacientes na Policlínica do HU-Univasf
Discentes e docentes do Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) uniram forças junto a profissionais do Hospital Universitário (HU-Univasf/Ebserh), voluntários e parceiros para a realização de mais uma edição do mutirão voltado à saúde dos olhos, que atendeu, na manhã do dia 27 de maio, 70 pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina-PE e pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS/Univasf).
Os pacientes passaram pelas etapas de triagem, exame físico oftalmológico, mensuração de acuidade visual, entre outros, além de receberem orientações e medicamentos gratuitamente, com foco no controle da pressão ocular, que pode levar à cegueira se não houver tratamento adequado. A paciente Maria de Lourdes Lima ficou sabendo do mutirão por uma agente de saúde da comunidade onde mora e ressalta a relevância da iniciativa: "Eu já tinha sido diagnosticada com glaucoma antes e aproveitei esta oportunidade para avaliar opções de melhoria da minha saúde com a equipe voluntária, verificando a necessidade novos remédios para a doença" explicou Lima.
"Na academia, assimilamos muito conteúdo teórico e, aqui no mutirão, é a oportunidade ideal de realizarmos as etapas práticas, conhecer melhor os pacientes, vivenciar anamnese, exame físico e aprofundar os conhecimentos sobre a patologia. O glaucoma ainda é muito desconhecido por boa parte da população, assim como os malefícios que podem ser causados pela doença. Participo desde a primeira edição do mutirão e aqui, de fato, conhecemos todas as nuances da patologia ", reconheceu Eliene Aparecida Cerqueira, acadêmica de Medicina da Univasf, que atuou como coordenadora dos demais discentes na atual edição.