Notícias
FARMÁCIA HOSPITALAR
Evento do HU-Univasf discutiu desafios e perspectivas na Farmácia Hospitalar e na Saúde Mental
Petrolina (PE) – Uma programação alusiva ao Dia do Farmacêutico foi realizada nos últimos dias 20 e 21 de janeiro no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Organizado pelo Setor da Farmácia Hospitalar, o II Evento em Comemoração ao Dia do Farmacêutico tratou sobre o tema “Desafios e Perspectivas na Farmácia Hospitalar e na Saúde Mental: A trajetória do Farmacêutico no Cuidado ao Paciente”.
O evento teve como objetivos promover a constituição de um espaço permanente de debate e troca de experiências, debater as perspectivas e desafios da integração educacional, científica e tecnológica e ampliar as relações sociais entre os diversos modelos de farmácia hospitalar.
No primeiro dia (20/01), foi realizada uma ação interna de promoção do descarte correto de medicamentos. No dia 21, durante a tarde, a programação foi dividida em dois momentos: uma palestra sobre o tema "Atuação do Farmacêutico na Promoção da Saúde Mental", com a farmacêutica clínica, Alyne Lima, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e, uma mesa-redonda com participação dos farmacêuticos Bárbara Venturini (Coordenadora de Farmácia do Hospital Dom Malan), Erasmo Nobre (UPAE Petrolina e Unimed), Hellem Damazo (HU-Univasf), Joseph Castro (Unimed), Raissa Lima (Hospital Neurocardio), que discutiram o tema "Atuação do Farmacêutico Hospitalar no Vale do São Francisco: Relatos e Perspectivas".
Para a farmacêutica Hellem Damazo, da Unidade de Farmácia Clínica e Dispensação Farmacêutica, o evento, que teve o intuito de aproximar vivências farmacêuticas, no âmbito da farmácia hospitalar e clínica, e compartilhar conhecimentos sobre como a rede hospitalar da região, direciona o papel do farmacêutico no cuidado com o paciente hospitalizado. “Durante o evento foi possível compreender e perceber muito o papel do farmacêutico em todo o ciclo da assistência farmacêutica, seja para atividades de logísticas ou atividades clínicas que têm como principal foco a segurança do paciente”, evidenciou.
De acordo com técnica em farmácia, Ione Sabrina Moura Antão da Silva, da Unidade de Farmácia Clínica e Dispensação Farmacêutica, a proposta do evento foi celebrar o Dia do Farmacêutico (20/01), com o Janeiro Branco, mês da conscientização sobre a saúde mental. “Nesse sentido, com a palestra, queríamos entender e saber mais sobre a atuação do farmacêutico na promoção da saúde mental, e trazer a Alyne Lima como expositora foi maravilhoso porque ela já tem um trabalho reconhecido como uma experiência exitosa nesse assunto”, explicou Ione Sabrina.
Quanto à mesa-redonda, a técnica em farmácia relata que o tema aqueceu o coração dos farmacêuticos presentes (online e presencial), pois puderam ver o cenário da atuação hospitalar no Vale do São Francisco. “Conseguimos enxergar quantos avanços estamos fazendo na região, comparar os serviços, buscar ideias juntos e trocar apoio para a implementação de novos serviços. Esses dois momentos concretizaram o tema do evento. Vimos a atuação e as perspectivas do nosso trabalho na região”, finalizou.
Sobre a Ebserh
O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh