Notícias
DIAGNÓSTICO
HU é o único do NE a fazer exame 3D do coração pelo SUS
A Angiotomografia Coronariana é um exame de diagnóstico realizado através de modernos tomógrafos. O procedimento permite a visualização tridimensional do coração, das suas estruturas e das artérias coronárias, tudo isso de forma não invasiva. No Nordeste, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) é o único HU que oferece o serviço, conforme relatou recentemente a médica cardiologista Joselina Oliveira, durante o XII Congresso Sergipano de Cardiologia.
O tema apresentado por ela foi Implementação do Primeiro Serviço de Angiotomografia de Coronárias num Hospital Universitário do Nordeste. “O serviço foi implantado no HU da UFS em agosto de 2014. Em pouco mais de um ano já conseguimos beneficiar 50 pacientes com o exame”, informa.
De acordo com Joselina, a primeira orientação para os pacientes que querem saber se precisam de uma Angiotomografia Coronariana é consultar um cardiologista. “O exame é indicado para pessoas que apresentam risco intermediário para a doença coronária”, complementa, ressaltando que, antes, a única maneira de avaliar a anatomia das artérias do coração satisfatoriamente era o cateterismo cardíaco, um procedimento considerado invasivo. “Com a angiotomografia coronariana, é possível verificar a presença de lesões coronárias obstrutivas de forma não invasiva”, destaca.
O HU-UFS dispõe de um aparelho de tecnologia avançada, que consegue realizar o exame por possibilitar a visualização detalhada das coronárias de maneira muito próxima ao cateterismo. Além desse tema, que se destacou no XII Congresso Sergipano de Cardiologia, o evento contou ainda com a apresentação de nove trabalhos do HU-UFS, sendo que o pôster Isquemia Miocárdia na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica recebeu o prêmio de 2º Melhor Tema Livre Oral.
Angiotomografia Coronariana
Diferente dos exames funcionais, como o eletrocardiograma de esforço, o ecocardiograma de estresse e os exames da medicina nuclear, que só detectam a artéria com mais de 70% de obstrução, a angiotomografia fornece um diagnóstico precoce, permitindo a visualização de gordura ou cálcio nas paredes arteriais.
O aparelho utilizado durante o exame possui tecnologia moderna, permitindo que o médico veja uma imagem 3D das artérias coronárias. O exame é feito com um tomógrafo acoplado a um eletrocardiograma. O profissional responsável pelo exame localiza o coração e injeta um contraste, o que permite que as artérias possam ser visualizadas em um monitor.
Por Andreza Azevedo