Notícias
SIPAT 2024
Segurança e saúde do trabalhador fazem parte da prevenção de acidentes em ambiente hospitalar
A Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS/Ebserh) desse ano acontece de terça a quinta (10 a 12 de dezembro), com atividades presenciais e online. “Por um ambiente de trabalho humanizado, democrático, inclusivo, saudável e seguro”, foi o mote norteador para as ações que envolvem profissionais em diferentes competências em prol da saúde do trabalhador.
Prevenir acidentes de trabalho significa atuar em prol da saúde geral de seus agentes. Sob essa ótica, as palestras foram distribuídas em três dias com temas voltados ao cuidado com os profissionais em contexto hospitalar. Desde a conscientização sobre o uso de EPIs, investir em atividade física para desenvolver hábitos saudáveis, saúde íntima, liderança, saúde mental, letramento racial, aconselhamento nutricional e até saúde auditiva em ambiente de trabalho.
O presidente da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) no HU-UFS, Jerinaldo Domingos Jr., destaca a importância desse evento dentro das atividades desenvolvidas durante o ano pela CIPA. A semana interna promove a conscientização sobre a prevenção de acidentes de trabalho, aliada à valorização da saúde do trabalhador. “Esse momento é justamente para trazer todos os colaboradores para cá e conscientizar sobre ações desenvolvidas, focando na questão da prevenção de acidentes e na questão da saúde em várias vertentes: saúde física, mental, espiritual e social”.
Para iniciar a programação presencial da SIPAT, os técnicos em segurança do trabalho do HU-UFS Edson Miranda e Mateus Souza Silva foram os facilitadores da roda de conversa ‘Prevenção a acidentes de trabalho’. Miranda trouxe o impacto dos números de acidentes ocorridos no HU-UFS para demonstrar a importância de adotar posturas preventivas na utilização de EPIs em todas as situações e para todos os funcionários, principalmente para aqueles envolvidos com atividades assistenciais.
“Junto com dados estatísticos, informamos o nosso público que acidentes podem ocorrer quando falta prevenção, esse ano, tivemos 44 acidentes, nove acidentes com um risco biológico. Desses nove, fizeram um uso de retroviral seis pessoas. Então essa informação tem o objetivo justamente de chamar a atenção do nosso público que trabalha na assistência para tomar medidas que venham a prevenir acidentes”, explica Miranda.
Acidentes como esse podem ser evitados quando o trabalhador assume o compromisso com a própria segurança, utilizando corretamente os equipamentos de proteção individual. Um exemplo é o uso dos óculos de proteção para procedimentos, disponibilizados pela Ebserh. Alguns dos casos de exposição a materiais biológicos citados acima poderiam ser evitados com o uso adequado desse equipamento. Além disso, a segurança envolve orientar os colegas sobre o uso correto desses equipamentos e adotar, como prática diária, os procedimentos padrão.
Importância do cuidado com a saúde geral do trabalhador para prevenir acidentes
Magno Carvalho, profissional de educação física e palestrante sobre estilo de vida para pessoas e empresas, destaca a importância de incorporar uma rotina ativa para melhorar o desempenho no trabalho. “Mostro quais são os pilares que as pessoas precisam buscar para mudar hábitos e ajustar o comportamento. Essa conscientização precisa ocorrer internamente para que possam, inclusive, desempenhar melhor suas atividades no trabalho”.
Durante a semana, os profissionais de áreas distintas convidados vão colaborar para a promoção de saúde entre trabalhadores do Hospital Universitário. As palestras fazem parte do conteúdo online da SIPAT divulgados nos e-mails institucionais dos colaboradores.
Sobre a Ebserh
O HU-UFS faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.