Notícias
Procedimentos dia´líticos contínuos
HU-UFPI é único hospital da Rede SUS de Teresina a realizar procedimentos de terapia extracorpórea em substituição à hemodiálise convencional
Após recente aquisição de moderna máquina para UTI de terapia extracorpórea, o Hospital Universitário de Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), que dá assistência a pacientes de média e alta complexidade, passou a ser o único hospital da Rede SUS em Teresina, e um dos poucos em relação à rede privada, a realizar procedimentos dialíticos contínuos de pacientes graves.
“ Em um hospital terciário, quaternário, como nosso, que atende pacientes críticos, com pós-operatório de cirurgia cardiovascular, com covid grave, que tem muitas disfunções orgânicas e que precisam fazer hemodiálise, essa terapia é de grande importância visto que é um sistema capaz de oferecer um tratamento adequado às condições clínicas deles. E que outro modo esses pacientes de alta complexidade não suportariam”, relatou o médico intensivista do HU-UFPI, Dr. Igor Denizarde Bacelar Marques.
A máquina utilizada no tratamento de terapia extracorpórea é capaz de realizar os mais avançados procedimentos contínuos, como hemofiltração, hemodiálise continua, hemodiafiltração e até plasmaférese, segundo o médico.
E a terapia realizada envolve diretamente uma equipe multidisciplinar que atua na UTI do hospital, composta por médicos – intensivistas e nefrologistas -, enfermeiros, técnico de enfermagem e de diálise.
Assim, o HU-UFPI se aproxima cada vez mais do seu objetivo de prestar serviços de excelência, com respostas mais eficientes e melhores resultados aos pacientes, especialmente em casos graves de UTI.