Notícias
TRANSPARÊNCIA
HU-UFPI divulga dados sobre a representatividade de gênero e raça em cargos comissionados/funções gratificadas
Teresina (PI) – A Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) divulgou os dados sobre a representatividade de gênero e raça na ocupação de cargos comissionados e funções gratificadas na instituição. A iniciativa tem como objetivo promover a transparência e fomentar o debate sobre diversidade e equidade no serviço público. O levantamento pode ser acessado na íntegra aqui – PDF ou pelo processo SEI 23524.019407/2025-63. O HU-UFPI é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Os dados apontam que 51% dos cargos comissionados e funções gratificadas são ocupados por homens; e os demais 49% estão com mulheres. No recorte por raça, as mulheres pardas estão em 35,3% dos postos de liderança, seguidas pelos homens brancos, com 31,4%. Os homens pardos ocupam 15,7%, e as mulheres brancas, 9,8% do total de chefias. As mulheres pretas e os homens pretos ocupam, cada contingente, 3,9% dos cargos de liderança.
Os índices foram coletados via Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (SIGP), e a divulgação desses dados faz parte das ações do governo federal na implementação de políticas para promover a igualdade de gênero e raça em diversos setores, como a administração pública e em empresas. Essa iniciativa busca garantir que os órgãos e entidades da administração pública federal reflitam a diversidade da população brasileira, bem como promover a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho.
“Esses dados subsidiam iniciativas voltadas à promoção da equidade racial e de gênero, além de reforçar o compromisso institucional com uma gestão pública inclusiva e representativa, evidenciando uma postura ativa para garantir que todos os seus colaboradores tenham acesso igualitário a direitos, benefícios e possibilidades de desenvolvimento profissional, sem qualquer forma de discriminação”, comenta a chefe da DivGP, Flávia Sampaio.
A gestora destaca também que a DivGP está à disposição para esclarecimentos adicionais e para o recebimento de sugestões de ações que ampliem a diversidade no ambiente organizacional do HU-UFPI.
Sobre a Ebserh
O HU-UFPI faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde novembro de 2012. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Moisés de Holanda, com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh