Notícias
OFTALMOLOGIA E ODONTOLOGIA
HU-UFPI atenderá crianças de quatro cidades da Grande Teresina
Ocorreu nesta terça-feira (14) no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) uma reunião convocada pela superintendência do Hospital com as administrações de quatro cidades próximas à Teresina: Altos, Demerval Lobão, União e José de Freitas.
O objetivo do encontro foi convidar as gestões municipais a assinarem convenio com o HU-UFPI, de forma a permitir que estudantes de sete a 14 anos das escolas municipais destas cidades possam receber atendimento oftalmológico e odontológico através do Consultório Itinerante, Programa do Ministério da Saúde gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais cujas as respectivas instituições mantenedoras com a Ebserh firmam contrato, caso da UFPI. O Consultório Itinerante funciona integrado ao Saúde na Escola, programa do Ministério da Educação.
Quatro containers devidamente equipados cada um com dois consultórios, sob a responsabilidade da Unidade de Cabeça e Pescoço do HU-UFPI, estão há três anos fixados em local próximo ao Hospital, dentro do campus Central da UFPI, atendendo gratuitamente crianças das escolas municipais de Teresina. A ideia é expandir a ação, inicialmente para municípios próximos à capital. “Temos total capacidade de expandir os atendimentos”, informa o Odontólogo Francisco Chaves, Coordenador dos dois containers de atendimento odontológico. “O Programa prevê ações integradas de descentralização da assistência à saúde”, completa a Técnica em Ótica Rosa Nubia, lotada em um dos containers de Oftalmologia e uma das profissionais do HU-UFPI que melhor conhecem o Programa.
A contrapartida das prefeituras é a de assumir a responsabilidade em levar e trazer as crianças, bem como mantê-las em atividades de recreação durante o período em que se encontrarem no campus da UFPI.
“Nessa primeira expansão, atenderemos aos municípios mais próximos à Teresina, e, a depender dos resultados deste piloto, poderemos atender outras regiões do estado”, ressaltou o Superintendente do HU-UFPI, o Médico José Miguel Parente.
Compareceram à reunião os prefeitos Paulo Henrique (PSD), de União, e Junior Carvalho (PMDB), de Demerval Lobão, e secretários de educação e de saúde de Altos e de José de Freitas, além de Gil Carlos (PT), prefeito de São João do Piauí, que fora convidado à participar da reunião em função de presidir a Associação Piauiense dos Municípios (APPM). “Nossas cidades só têm a ganhar, e o grande diferencial será o atendimento em oftalmologia, que temos mais dificuldade de ter, além do enorme ganho social que é o atendimento odontológico”, disse o Prefeito de União, Paulo Henrique. “É um grande projeto, trará saúde e educação às nossas crianças”, completou Junior Carvalho, de Demerval Lobão. “É muito interessante, pois atinge demandas reprimidas em áreas sensíveis. Aguardamos com expectativa a expansão para outros municípios do Piauí”, observou Gil Carlos, Presidente da APPM.
As equipes técnicas das prefeituras e do HU-UFPI se reunirão novamente, com vistas a assinar os convênios.