Notícias
Cuidado
Roda de conversa esclarece sobre cuidados com a mulher e com o bebê
Cuidados maternos no puerpério, cuidados com o recém-nascido, aleitamento materno e alongamento funcional fazem parte de uma roda de conversa desenvolvida com as gestantes internadas nas Enfermarias de Obstetrícia e Alto Risco e com as que são atendidas no Ambulatório de Obstetrícia do Hospital Universitário da UFMA, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HU-UFMA/ Ebserh). É uma atividade de rotina que tem como objetivo promover educação em saúde por meio de esclarecimentos das dúvidas frequentes, além disso, promover com o alongamento, o alívio das dores e a fadiga muscular tão característicos desse período.
As atividades são realizadas pela técnica de enfermagem Conceição Pereira e a terapeuta Ocupacional Fabiana Nitão, que se dividem para promover momentos de orientação e de relaxamento. Quem já participou de dois desses momentos foi a auxiliar de farmácia, Paula Martins, 28, internada há oito dias, em seu quinto mês de gestação, e que viu que neles uma oportunidade de aprender e de descontrair também “Gostei muito, pois tiraram dúvidas sobre amamentação, sobre a higienização do bebê, técnicas para relaxamento. Estou na minha terceira gestação, mas é como se fosse a primeira vez, pois já se passou muito tempo. Eu estava um pouco estressada por estar aqui, a gestação em si tem sido mais difícil, então, poder participar de momentos como esse tem sido muito bom. Nos permite também sair um pouco da rotina”.
A terapeuta Ocupacional Fabiana Nitão destaca os objetivos do alongamento e a importância de mulheres buscarem esse tipo de cuidado em virtude dos benefícios trazidos durante a gestação “Com o alongamento é possível promover o relaxamento muscular, ativar a circulação sanguínea, promover uma maior percepção e consciência corporal, promover bem-estar emocional e favorecer para que a mulher tenha uma maior disposição na realização das atividades da vida diária”.
Esse momento de relaxamento e recuperação das energias vem somado com muita informação que será essencial para a mulher em seus primeiros meses após o parto, tanto no que diz respeito aos cuidados com ela, quanto no que tange o cuidado com o filho, principalmente se for uma mãe de primeira viagem, como destaca a técnica de enfermagem Conceição Pereira “As rodas de conversa permitem que elas adquiram mais conhecimento, esclarecendo dúvidas e consequentemente promovem saúde, previnem doenças e até outros problemas”. Ela também desempenha essa mesma atividade nas alas de internação do pós-parto.
Sobre a Ebserh:
Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 41 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Por Danielle Morais