Notícias
CONHECIMENTO
Reunião Científica do HU-UFMA e SBN traz discussões sobre a prevenção da doença renal crônica
São Luís (MA)- Foi realizado, nesta quarta-feira (26), no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebseh), a Reunião Científica “HU-UFMA e SBN: Prevenção da DRC e seus impactos na saúde pública”. O evento é dedicado à discussão de estratégias para a prevenção e manejo da Doença Renal Crônica (DRC) reunindo especialistas renomados na área. A iniciativa faz parte da programação dos 25 anos do primeiro transplante de Rim no Maranhão e do projeto “SBN vai às regionais”.
A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, destacou a alegria em poder receber o evento dentro da instituição. “É um momento importante pela possibilidade de reunir os professores da universidade, alunos e técnicos para partilhar conhecimento de maneira multidisciplinar, fortalecendo o processo assistencial do paciente renal crônico”, ressaltou.
O gerente de Atenção à Saúde, Dyego José de Araújo Brito, que também é o presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN)- seccional Maranhão, destacou que a manhã científica foi essencial para estimular os profissionais e acadêmicos para a importância da atuação da área da nefrologia.
“Essa é uma especialidade que tem várias vertentes, mas a doença renal crônica tem um impacto para a saúde pública, tanto do ponto de vista econômico quanto social. Por isso, é um tema tão relevante para discutirmos neste evento, para que possamos fortalecer as políticas, ações, treinamentos e capacitações não só para os nefrologistas, mas para toda a equipe multiprofissional”, afirmou.
A programação contou com as seguintes palestras: “Presente de futuro das DRC no Brasil e no mundo”, ministrada pelo presidente da SBN, José Andrade Moura Neto; “Estratégias para prevenir a atenuar a progressão da DRC”, com a tesoureira da SBN, Patrícia Abreu; “Manejo de condições frequentes associadas a DRC”, apresentada pela nefrologista e coordenadora do Serviço de Diálise Peritoneal do Centro de Tratamento de Doenças Renais de Joinville, Viviane Cálice da Silva; e “DRC e Saúde Digital”, com o nefrologista e professor da Universidade de Fortaleza -UNIFOR, Geraldo Bezerra da Silva Júnior.
O presidente da SBN, José Andrade Moura Neto, de forma remota, agradeceu o convite e comentou que essa já é a 11ª edição do “SBN vai às regionais”. “Esse é um projeto inovador e desafiador em que a diretoria nacional visita diferentes estados para se aproximar dos nefrologistas e discutir desafios regionais. E é ainda mais importante por estar sendo em um mês que chama a atenção para a saúde dos rins”.
Na solenidade de abertura, realizada no auditório central da Unidade Presidente Dutra, também estiveram presentes, o assessor especial da Reitoria e vice-presidente da SBN-Maranhão, Natalino Salgado Filho; e a diretora financeira da SBN, Patrícia Ferreira Abreu. O evento foi transmitido para outro auditório do HU-UFMA e pôde ser acompanhado pelo youtube da Universidade e do Hospital.
Visita técnica
A equipe da SBN também realizou uma visita técnica, no qual passou pela Unidade de Nefrologia e pelo Laboratório de Imunofluorescência e Microscopia Eletrônica. Momento oportuno para conhecer a estrutura que dá suporte para os atendimentos de pacientes renais.
Homenagens- 25 anos do primeiro transplante no Maranhão
Na sexta-feira, 28, pela manhã, será o evento comemorativo dos 25 anos do primeiro transplante no HU-UFMA que contará com palestra e homenagens. O encerramento da programação ocorrerá no auditório do Palácio Cristo Rei, às 18h, com a entrega do Título Honoris Causa ao Prof. Dr. José Osmar Medina, em reconhecimento à sua contribuição para a nefrologia e os transplantes renais no Brasil.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao MEC, a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh