Notícias
DADOS ABERTOS
Ouvidoria do HU-UFMA abre consulta pública para atualização do Plano de Dados Abertos
São Luís (MA)- A Ouvidoria do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), abriu consulta pública para a atualização do Plano de Dados Abertos (PDA) da instituição, referente ao período de 2026 a 2028.
O formulário da consulta pública está disponível desde esta segunda-feira, 22, e pode ser respondido até o dia 5 de janeiro. Para acessar o formulário, clique AQUI.
O Plano de Dados Abertos atende à Política de Dados Abertos instituída pelo Governo Federal, que estabelece diretrizes para a publicação de dados produzidos ou custodiados pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a transparência, a integridade e a rastreabilidade dos atos públicos.
Para a atualização do documento, a participação da sociedade é fundamental. Por meio da consulta pública, usuários e cidadãos podem indicar quais informações gostariam de ver divulgadas nas páginas institucionais do HU-UFMA e no Portal de Dados Abertos do Governo Federal.
Durante a participação, o cidadão responderá a perguntas sobre bases de dados já existentes e, ao final, poderá sugerir a inclusão de novas bases de dados que ainda não estejam previstas no PDA 2026–2028 da instituição.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh