Notícias
SAÚDE
HU-UFMA realiza mutirão de cirurgias de ombro
São Luís (MA)- O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, nos dias 19 e 26 de novembro, o primeiro mutirão de cirurgias de ombro. Em dois dias, foram realizadas 10 cirurgias em pacientes que aguardavam na fila por uma melhora na qualidade de vida.
A iniciativa, conduzida pelo Setor de Ortopedia, teve como principal objetivo reduzir o tempo de espera. “A gente sabe que, no serviço público, a demora no atendimento é angustiante para o paciente e sua família. Por isso decidimos tomar essa iniciativa. Com esse mutirão, vamos reduzir drasticamente o tempo de espera pelo tratamento”, afirmou o ortopedista Rodrigo Caetano.
Para a realização do mutirão, foi necessário um planejamento prévio, considerando o volume de procedimentos concentrados em poucos dias. “Planejamos tudo com antecedência e ampliamos o número de instrumentais, assim como da equipe de sala de cirurgia. Todos os pacientes são admitidos um dia antes. Avaliamos os exames pré-operatórios, o risco cirúrgico e discutimos com a equipe como será o procedimento, para que tudo ocorra da melhor forma e o paciente receba o melhor tratamento possível”, explicou o médico.
O chefe da Unidade do Sistema Neuro-Músculo-Esquelético, Claudean Serra Reis, destacou a relevância da ação para a sociedade. “Essa iniciativa gera impactos diretos no tempo de espera. Na rotina, realizamos em torno de uma cirurgia por semana. Com o mutirão, demos um salto na quantidade, permitindo que o paciente tenha a solução do seu problema mais rapidamente, com a mesma segurança e credibilidade de todas as cirurgias realizadas no HU-UFMA”, ressaltou.
A paciente Jocilene Pinheiro, de 50 anos, sofria com as consequências de um rompimento no tendão e estava em acompanhamento no hospital há um ano. “Eu sentia fortes dores no ombro esquerdo e já não conseguia fazer alguns movimentos por falta de força. Agora vou fazer meus cuidados em casa para voltar às minhas atividades físicas. Tenho fé que tudo vai dar certo. Aliás, já deu!”, afirmou.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/ Ebserh