Notícias
COLOPROCTOLOGIA
HU-UFMA realiza cirurgia inédita no MA
Na última quinta-feira, 29/10, o Serviço de Coloproctologia do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou cirurgia inédita no Maranhão. Trata-se do tratamento de fístula perianal feito por meio de laser.
Essa técnica preserva a musculatura esfincteriana reduzindo complicações relacionadas a incontinência anal em relação a cirurgia convencional. Foram operados dois pacientes adultos do sexo masculino, ambos provenientes do ambulatório de coloproctologia do HU-UFMA.
Participaram do procedimento os médicos: Graziela Fernandes, que fez o treinamento da técnica em Mogi das Cruzes (SP); João Batista Barreto; Rosilma Barreto e Doris Rocha. O material utilizado no procedimento, sonda radial de laser, foi doado.
Saiba mais sobre fístula anal:
A fístula anal ocorre frequentemente como resultado de um abscesso que se formou nesta região. A secreção purulenta contida dentro do abscesso é eliminada, naturalmente ou com ajuda de tratamento médico, dando lugar à formação de uma fístula anal, que é o resultado final da cura de um abscesso desta região.
A fístula, portanto, comunica a região interna do canal anal ou reto até a pele da região externa do períneo ou nádegas. Não é uma complicação do tratamento e sim uma evolução natural da condição. É um problema que exige avaliação e tratamento especializado para sua cura.
Não é sempre que um abscesso desta região produz uma fístula e, por isto, não se pode prever quando um abscesso irá formar uma fístula, podendo ocorrer em cerca de metade dos casos de abscesso anal. Outra causa comum de fístula anal é a doença inflamatória do intestino ou colite. Não raro, as fístulas já formadas podem novamente infectar formando um novo abscesso.
Com informações: www.sbcp.org.br