Notícias
ATUALIZAÇÃO
HU-UFMA promove I Curso de Andrologia com foco em capacitação médica
São Luís (MA)- Foi realizado nesta terça-feira (27) o I Curso de Andrologia do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A iniciativa partiu da Unidade de Urologia e teve como público-alvo a equipe médica e os residentes da Unidade. O objetivo foi capacitar os participantes na condução e tratamento de problemas de saúde masculina, integrando teoria e prática.
Além das palestras, foram realizados quatro exames de ultrassonografia Doppler peniano com fármaco – indução, exame oferecido pelo HU-UFMA e três procedimentos de bioplastia.
Com uma carga horária de 8 horas, o curso ocorreu no auditório azul da Unidade Presidente Dutra e no Ambulatório de Urologia. A programação incluiu aulas expositivas e dialogadas, leitura dirigida, estudos de caso, interpretação de exames já realizados, preparação dos pacientes e realização dos exames, com a instrutoria conduzida por profissionais do HU-UFMA e convidados externos.
O urologista e coordenador do curso, Rodrigo Pinto Diniz, destacou a abrangência dos temas abordados, que incluíram reposição hormonal, infertilidade e medicina sexual — áreas que compõem a Andrologia, subespecialidade da Urologia voltada à saúde do homem.
Rodrigo ressaltou a importância da capacitação para o aprimoramento profissional e a qualidade da assistência prestada. “Buscamos fomentar atividades de ensino, pesquisa e assistência voltadas à saúde do homem. O curso é fundamental, pois, como em todas as áreas da medicina, há constantes atualizações e melhorias. É nossa missão compartilhar esse conhecimento com os residentes e contribuir para sua formação”, afirmou.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao MEC, a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh