Notícias
INFRAESTRUTURA
HU-UFMA moderniza sistema elétrico com gerador de alta tecnologia para garantir segurança e eficiência
São Luís (MA)- O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, no último fim de semana (15 e 16), a substituição do grupo gerador do prédio da Unidade Presidente Dutra, como parte do processo de modernização de sua infraestrutura física.
O objetivo da iniciativa é proporcionar maior segurança e confiabilidade no fornecimento de energia em casos de interrupção por parte da concessionária, garantindo o funcionamento contínuo dos serviços essenciais, como UTIs, centros cirúrgicos e unidades de emergência. O investimento total para a aquisição e instalação do novo equipamento foi de R$ 468 mil, provenientes de recursos da Ebserh.
A substituição foi conduzida pelo Setor de Infraestrutura Física, com a participação da equipe da empresa licitada e do time de manutenção do hospital, assegurando o suporte técnico necessário em todas as etapas. A equipe técnica destacou que o novo gerador instalado no HU-UFMA representa um grande avanço tecnológico em relação ao modelo anterior.
“O equipamento é composto por um motor reconhecido mundialmente por sua robustez, durabilidade e desempenho superior em aplicações críticas, além de um gerador que se destaca pela alta eficiência energética e confiabilidade operacional. Ele garante uma resposta mais rápida e eficiente em casos de queda da rede elétrica”, explicou um dos engenheiros eletricistas da equipe, Bruno Lindoso.
Como parte da modernização, ele ressaltou a instalação de uma nova chave de transferência. “Essa atualização foi essencial para garantir a segurança e a confiabilidade do sistema elétrico, pois a chave de transferência é responsável pela alternância automática entre a rede elétrica convencional e o gerador em caso de queda de energia”.
Alan Penha, engenheiro eletricista que também integra a equipe responsável pelo projeto, acrescentou que o novo gerador proporciona uma melhor gestão do consumo de combustível. “Ele reduz desperdícios e aumenta a autonomia do hospital em momentos de falha na rede elétrica convencional. Isso se traduz em um menor custo operacional e maior sustentabilidade na utilização dos recursos”, pontuou.
Segundo o chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura física, Álvaro Silva Andrade, a modernização do sistema também inclui uma vasta rede de suporte técnico e a facilidade na reposição de peças, tornando a manutenção preventiva e corretiva mais ágil e eficiente. Também foi destacado a redução do impacto ambiental como um dos benefícios do novo equipamento.
Para o chefe substituto do Setor de Infraestrutura Física, Talmir Mendes, essa modernização “reforça o compromisso do hospital com a excelência na prestação de serviços médicos, garantindo que a infraestrutura suporte as necessidades crescentes da instituição e dos pacientes que dependem do hospital para um atendimento de qualidade".
Segundo o gerente de Administração, Eurico Santos Neto, as atividades de planejamento iniciaram em agosto de 2024 e, em seis meses, toda a licitação, contratação e instalação foram concluídas, seguindo o proposto no Acordo Organizativo de Compromisso - AOC de 2024. “Esse resultado demonstra o compromisso do HU-UFMA com a modernização de sua infraestrutura por meio de processos ágeis e bem planejados, garantindo que as necessidades do hospital sejam atendidas com eficiência e dentro dos prazos adequados, sem comprometer a segurança e a funcionalidade dos serviços assistenciais” afirmou.
A contratação foi realizada de forma integrada, contemplando não apenas o fornecimento do novo gerador, mas também a destinação adequada do equipamento antigo. Atualmente, a Unidade Presidente Dutra conta com cinco grupos geradores: dois principais, dois reservas para os blocos principais e um gerador dedicado ao Data Center. Considerando todas as unidades do HU-UFMA, incluindo o Materno Infantil e os anexos, o complexo hospitalar possui um total de dez grupos geradores.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao MEC, a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh