Notícias
SAÚDE MENTAL
HU-UFMA marca Janeiro Branco com palestras sobre o tema
São Luís (MA) - O ano começa com a campanha Janeiro Branco, destinada a conscientizar sobre a necessidade de colocar a saúde mental como prioridade e considerar o cuidado com a mente como um compromisso coletivo. O tema ganha destaque no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que promoveu nesta quarta-feira (14) uma manhã de palestras dedicadas ao assunto.
O evento ocorreu no auditório central da Unidade Materno Infantil e foi organizado pela Divisão de Gestão de Pessoas (Divgp) e pela Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost). A programação teve abertura musical com Luís Carlos Almeida, seguida de palestra da psicóloga Gabrielle Guterres. Na sequência, a médica psiquiatra da Usost, Linajanne Borges, abordou o tema “Como está sua saúde mental?”. Encerrando as atividades, a psicóloga organizacional da Usost, Andressa Maria da Silva, apresentou o Projeto Acolhe. Na ocasião, os profissionais contaram com a oferta da técnica terapêutica de auriculoterapia.
O tema da campanha deste ano é “paz, equilíbrio e saúde mental”, que traz os pilares do bem-estar, destacando a importância de buscar harmonia e equilíbrio entre as áreas emocional, físico e social. A psicóloga Gabrielle Guterres destacou que a saúde mental representa hoje o maior desafio da área no Brasil. “Estamos vivendo uma crise de saúde mental. Diversas pesquisas mostram números alarmantes. É essencial compreender que o compromisso precisa ser coletivo, não apenas individual”, enfatizou.
O gerente administrativo, Eurico Santos Neto, ressaltou o envolvimento da instituição com a pauta. “Este é um espaço fundamental para diálogo e reflexão. Todas as atividades foram planejadas com muito cuidado para promover conhecimento e incentivo ao autocuidado. Aproveitem esse momento para ouvir, aprender e levar essas práticas para o dia a dia”, afirmou.
Profissionais que atuam na área de saúde mental afirmam que o tema deve ser debatido durante todo o ano, mas a campanha do Janeiro Branco traz a oportunidade de destacar esse debate e reforçar a necessidade de promoção da saúde mental e do cuidado coletivo.
O olhar atento e acolhedor pode ajudar a identificar as condições de saúde mental, os gatilhos disparadores do adoecimento e os recursos pessoais disponíveis para enfrentar eventuais crises. Considera-se saúde mental, a condição de bem-estar e equilíbrio emocional, na qual a pessoa reconhece suas habilidades, lida de forma saudável com o estresse, tendo preservadas as suas funções cognitivas e a sua capacidade de tomar decisões. Já a saúde emocional está relacionada à capacidade pessoal de identificar e lidar com as suas emoções, influenciando o comportamento e a saúde física.
Projeto Acolhe
Além das equipes multiprofissionais que oferecem suporte a pacientes e familiares, o HU-UFMA desenvolve o Projeto Acolhe Ebserh. “O projeto foi iniciado aqui em 2025 e conta com psicólogos organizacionais e perícia psiquiátrica. O serviço é oferecido ao longo de todo o ano. Queremos que todos se sintam acolhidos e nos procurem sempre que precisarem. Estamos disponíveis para oferecer o melhor atendimento possível”, explicou a chefe da Usost, Jovenilia Coelho Gomes.
Representando a Divisão de Gestão de Pessoas, Erivan dos Santos Lima agradeceu a presença dos participantes e reforçou a importância do tema. “Precisamos parar nossa rotina para tratar desse assunto tão essencial. A saúde mental impacta todas as áreas da nossa vida”, destacou.
Ao longo de janeiro, serão realizadas blitz informativas e painéis interativos para divulgar o Projeto Acolhe, incentivando que cada vez mais colaboradores conheçam esse espaço de escuta e acolhimento.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino e Danielle Morais, com revisão de Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh