Notícias
RECONHECIMENTO
Hospital Universitário da UFMA homenageia MPF/MA
O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA), por meio da procuradora Regional dos Direitos do Cidadão, Talita de Oliveira, juntamente com os procuradores Hilton Araújo de Melo e Carolina da Hora Mesquita Höhn, recebeu condecoração do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) em agradecimento pela cooperação na busca por melhores políticas públicas de saúde.
O MPF tem realizado ações que contribuíram para a constante melhoria da prestação de serviço do Hospital. Em 2010, por exemplo, a Unidade Materno Infantil precisou cessar temporariamente o serviço de Pronto Atendimento devido à superlotação. Por meio de vistoria solicitada pelo próprio hospital, foi constatada, além de outras dificuldades enfrentadas, a carência de leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) neonatal e pediátricos e de leitos de Unidade Coronária intensiva (UCI). Por meio da adoção de várias medidas extrajudiciais, o MPF conseguiu a ampliação do número de leitos de UTI e UCI.
Mais recentemente, em 2016, o MPF conseguiu que o Hospital Universitário fosse credenciado, junto ao Ministério da Saúde, a oferecer serviço de cirurgia oncológica. O Hospital, que já realizava esse tipo de cirurgia, mas só recebia o repasse de verba referente a uma cirurgia comum por não ser credenciado, passou a receber o valor devidamente atribuído a uma cirurgia oncológica. Esse foi um desdobramento de ação relacionada à implementação de plano de assistência oncológica no estado.
"A atuação do MPF/MA junto ao Hospital Universitário visa a melhoria e ampliação do atendimento, em cumprimento ao seu dever institucional de defender o interesse do cidadão que precisa do serviço público de saúde", afirmou a procuradora Talita de Oliveira.
Na ocasião, estiveram presentes a superintendente do Hospital Universitário, Joyce Santos Lages, a gerente de Atenção à Saúde, Maria do Carmo Lacerda Barbosa, e o ex-reitor da Ufma e ex-diretor do hospital universitário, Natalino Salgado Filho. O ex-reitor também presenteou a biblioteca da Procuradoria da República no Maranhão (PR/MA) com sua mais recente obra "Faculdade de Medicina do Maranhão, uma história de 59 anos".
Em comemoração aos 25 anos do HU-UFMA diversas instituições parceiras também receberam placas, a exemplo da Fundação Josué Montello, Tribunal de Contas da União- MA, Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde, entre outras. As demais placas foram entregues durante a solenidade de comemoração dos 25 anos, realizado em outubro do ano passado.