Notícias
RECONHECIMENTO
Ex-reitor da UFMA Natalino Salgado Filho é homenageado com o título de Professor Emérito
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou, nessa quarta-feira, 5, a solenidade de concessão do título de Professor Emérito ao ex-reitor da instituição, Natalino Salgado, em reconhecimento aos seus mais de cinquenta anos de trajetória acadêmica, científica e administrativa. A cerimônia foi realizada no Palácio Cristo Rei, em São Luís. O título de Professor Emérito é concedido pela Universidade a docentes aposentados que se destacaram com relevantes serviços prestados à instituição e à sociedade.
Natalino Salgado é médico e professor com uma carreira marcada por pioneirismo e dedicação à educação e à saúde pública no Maranhão. Graduado em Medicina pela UFMA (1973), é mestre e pós-doutor em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Na UFMA, exerceu o cargo de Diretor Geral do Hospital Universitário (1997 a 2007) e presidiu a comissão que implantou o Complexo Hospitalar Universitário Presidente Dutra e Materno Infantil. Foi também professor dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Saúde da Criança, além de fundador da Sociedade Maranhense de Nefrologia e da Academia Maranhense de Ciências.
Em seu discurso, o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, frisou que a homenagem celebra o legado transformador do professor Natalino Salgado, destacando-o como fundamental para o crescimento da UFMA. “Hoje é um momento memorável. A Universidade Federal do Maranhão celebra, com gratidão, um dos seus maiores reitores, o meu amigo, professor Dr. Natalino Salgado Filho, cuja trajetória se confunde com a própria história de crescimento e fortalecimento da nossa UFMA. Esta solenidade é mais do que um ato formal, é um gesto de reconhecimento ao professor Salgado. Um tributo à dedicação e ao legado de um homem que ajudou a moldar a UFMA que conhecemos. A trajetória do professor Natalino Salgado entrelaça-se com a própria história recente da nossa Universidade, marcando períodos de grandes transformações e conquistas. É uma honra para mim conceder (a Natalino Salgado) o título de professor emérito da UFMA, pois a nossa Universidade reconhece não apenas o gestor visionário e o acadêmico exemplar, mas o homem que dedicou a sua vida à educação e à ciência do Maranhão”, enfatizou.
Durante a cerimônia, Natalino Salgado agradeceu a homenagem e destacou que sua trajetória produtiva só foi possível graças ao esforço conjunto entre seus alunos, pacientes e colegas, estendendo a honraria a toda a comunidade acadêmica. “Eu recebo com muita gratidão. Eu tive uma vida muito intensa e muito produtiva. Eu acho que essa minha história de vida, ao longo do tempo, que é feita por merecer, eu só tenho que ser grato a meus alunos, meus pacientes e, sobretudo, àqueles que estavam junto comigo nesse processo de construção e edificação da nossa Universidade. Estou honrado, para mim é muito gratificante. Eu olho no tempo e vejo que essa honraria também estendo a todas as pessoas que, ao longo do tempo, caminharam nesse processo de construção. Porque você lidera o processo, mas o trabalho é inclusivo. A comunidade acadêmica também deve se sentir homenageada”, externou.
Autor de mais de 400 publicações científicas e membro de diversas instituições nacionais e internacionais, como a Academia Nacional de Medicina, a Sociedade Brasileira de Nefrologia e a Academia Maranhense de Letras, o professor é reconhecido por sua contribuição à ciência, à educação e à cultura maranhense. Entre suas obras publicadas, estão: "Na Casa de Antônio Lobo" (2013), "Tarquínio Lopes Filho: Médico, político, jornalista, administrador que virou mito" (2015) e "Faculdade de Medicina do Maranhão: Uma história de 59 anos" (2016).
O título de Professor Emérito evidencia o reconhecimento da comunidade universitária ao trabalho e à dedicação de Natalino, cuja atuação transformou a UFMA e contribuiu, significativamente, para o desenvolvimento científico, educacional e social no Maranhão.
Com informações UFMA