Notícias
DOAÇÃO
Banco de Leite recebe equipe da Alumar para entrega oficial de carro
O Banco de Leite do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu na manhã desta sexta-feira (03/06) um carro de apoio para coleta domiciliar. O utilitário foi adquirido pela Fundação Josué Montello, que apoia o projeto, com recursos de convênio com a Fundação Alcoa.
Em uma rápida reunião, a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, ressaltou a importância da parceria com instituições como a Fundação Alcoa, doadora do veículo, para o crescimento do serviço ofertado pelo Banco de Leite. Segundo ela, a participação destas entidades tem causado um impacto social extremamente positivo, melhorando visivelmente a atenção à saúde da população. A superintendente destacou ainda o importante papel desempenhado pela Fundação Josué Montello no processo. “O apoio da Fundação, intermediando as ações, tem sido fundamental para a concretização de vários projetos”, afirmou.
Segundo a coordenadora do Banco de Leite, Feliciana Pinheiro, com a aquisição do novo veículo, o número de mães cadastradas para a doação do leite materno, praticamente dobrou, pois possibilitou o reforço na coleta domiciliar realizada pelos técnicos do serviço. “Isso contribui diretamente para o aumento e manutenção do estoque, pois o leite materno é de fundamental importância para o crescimento saudável de dezenas de crianças atendidas. Daí a necessidade de ter um estoque regular”, destacou.
Para o diretor da Alumar, Helder Teixeira, presente na reunião, há 17 anos a instituição mantém parceria com o Hospital Universitário e esta união vem apresentando frutos extremamente satisfatórios através de projetos como o do Banco de Leite que traz um benefício notório à sociedade.
De acordo com o diretor-presidente da Fundação Josué Montello, Nan Souza, é gratificante participar de um processo que traz, além de toda a estrutura técnica, um impacto para várias famílias e salva, diariamente, a vida de centenas de crianças. Para Nan Souza, a Fundação tem sempre a preocupação de integrar aos seus projetos, ou mesmo, em seus projetos apoiados, a prática da responsabilidade social. “São essas respostas que nos trazem a sensação do dever cumprido”, afirmou.
O BLH - O Banco de Leite funciona de segunda a sexta, na Unidade Materno Infantil, das 07h às 19h. A estrutura do BLH é formada por sala de processamento e pasteurização do leite, consultórios pediátricos, sala de reunião para palestras com as mães, sala de estudo e pesquisa e sala de pesagem dos bebês. Lá é promovida a assistência aos bebês que nascem na Unidade Materno Infantil, com acompanhamento também às mães que apresentam problemas de amamentação, consultas pediátricas, visitas domiciliares (orientação correta para amamentação e coleta do leite), pasteurização com rigoroso controle de qualidade do leite coletado antes de sua distribuição às crianças prematuras da UTI Neonatal, além do atendimento especializado e atividades de ensino e pesquisa.
O Banco de Leite do HU-UFMA é cadastrado na Rede Nacional de Bancos de Leite Humano, e obedece a critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, contidos no Manual do Banco de Leite Humano.
Como ser uma doadora - Além da importância de amamentar seu próprio filho, muitas mães também podem levar esse benefício para outros bebês. É o caso de mulheres que têm leite excedente e não apresentam problemas de saúde, podendo dessa forma realizar a doação de leite materno. Uma ação simples, mas que traz benefícios inestimáveis. O Banco de Leite Humano possui uma equipe multiprofissional, preparada para oferecer toda a assistência a mãe e ao bebê, podendo, inclusive, fazer a coleta domiciliar, proporcionando bastante comodidade a essas doadoras.