Notícias
MESTRADO
Saúde Coletiva promove defesa de dissertação sobre Academia da Saúde
A aluna Rafaela Niels da Silva, do Programa de Pós-Graduação Integrado em Saúde Coletiva da UFPE, orientada pelo professor Petrônio José de Lima Martelli, defende sua dissertação de mestrado “Avaliabilidade do Programa Academia da Saúde no Recife: um estudo de caso” hoje (22), às 10h, no auditório do Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento (Nusp), localizado no Hospital das Clínicas.
O trabalho será avaliado pelos professores Adriana Falangola Benjamin Bezerra, do Departamento de Medicina Social da UFPE; Luciana Santos Dubeux, do Grupo de Estudos de Gestão e Avaliação em Saúde do Imip; e por Louisiana Regadas de Macedo Quirino, do Departamento de Saúde Coletiva do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz.
Resumo
O Programa Academia da Saúde (PAS) foi implantado na cidade do Recife a partir de 2011 e tem o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado através de ações articuladas no âmbito da atenção básica. Entretanto, o programa ainda não foi submetido a avaliações. Esta dissertação foi desenvolvida em formato de artigo e tem como objetivo aferir a avaliabilidade do programa Academia da Saúde em Recife. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caso com ênfase na análise descritiva e exploratória dos aspectos operacionais das ações e do contexto do programa, utilizando-se o sistema de sete elementos, o qual permitiu a descrição, elaboração dos modelos lógico e teórico de avaliação, além de identificar perguntas avaliativas para estudo posterior. Verificou-se que os gestores têm pouco conhecimento sobre as diretrizes do programa e que os documentos oficiais apresentem uma extensa gama de objetivos, princípios e diretrizes, sem, contudo, identificarem as metas para que o programa cumpra sua finalidade. A partir da análise dos documentos, entrevistas e com base na modelagem do programa e pactuação das estratégias de avaliação com os interessados conclui-se que há viabilidade metodológica para execução de pesquisa avaliativa no Programa Academia da Saúde de Recife, no entanto, verificou-se a necessidade de aperfeiçoar a normativa do PAS no intuito de qualificar as atividades de planejamento, operacionalização e avaliação. Além disso, a partir dos produtos desse estudo será possível apreciar o grau de implantação em estudos posteriores.
Mais informações
Programa de Pós-Graduação Integrado em Saúde Coletiva
(81) 2126.3766
(Da Ascom UFPE)