Notícias
JANEIRO BRANCO
Residentes do HC-UFPE participam de palestra sobre saúde mental
O Hospital das Clínicas da UFPE (HC-UFPE), unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, na manhã desta quarta-feira (29), uma palestra voltada aos residentes da instituição, abordando diferentes aspectos da saúde mental no contexto da residência. A ação integra o Janeiro Branco, campanha nacional dedicada à promoção da saúde mental e emocional.
O evento teve início com a música “Paciência”, de Lenine, com o objetivo de provocar uma reflexão sobre a necessidade de desacelerar como forma de proteção frente às crises emocionais. Conduzida pela psicóloga organizacional Ariadne Villarim e pela psicóloga Nildienny Santos, da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost), a palestra abordou temas como a normalização do sofrimento, a desconstrução do mito da fraqueza, a saúde mental como competência profissional, o cuidado institucional, assédio, feedback e estratégias para o fortalecimento do grupo. O público também conheceu o programa Acolhe Ebserh, que oferece um espaço seguro de escuta e acolhimento para colaboradores do HC, independentemente do vínculo de trabalho.
“Sabemos que o sofrimento psíquico pode surgir diante de tantas demandas, principalmente no ambiente hospitalar, que não é fácil. Esses residentes, desde os ingressantes até os concluintes, podem trazer essas demandas, permitindo que possamos ter um olhar de cuidado e atenção, oferecendo suporte sempre que necessário”, destacou Nildienny Santos.
A atividade foi realizada pela Usost, pela Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) e pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), por meio da Unidade de Gestão de Pós-Graduação e das coordenações de Residência Médica, de Enfermagem, de Nutrição e Multiprofissional.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.