Notícias
ANIVERSÁRIO
Referência na assistência, no ensino e na pesquisa, HC-UFPE/Ebserh completa 42 anos, nesta terça-feira (14)
O Hospital das Clínicas da UFPE atende milhares de pessoas nas suas mais diversas especialidades todos os meses em seus 42 anos de fundação, comemorados nesta terça-feira (14). Pessoas que sabem que podem contar com a excelência de profissionais e residentes que atuam prestando assistência 100% gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). Unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o HC é campo de prática para o ensino e pesquisa.
O HC-UFPE/Ebserh realiza inúmeros procedimentos de alta complexidade que são referência em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil. O HC, por exemplo, é um dos cinco hospitais públicos do País (único no Norte-Nordeste) habilitados a realizar a cirurgia de redesignação sexual (masculino – feminino). O procedimento, por sinal, é o desfecho de toda uma linha de cuidado e acolhimento desenvolvida pelo Espaço Trans, equipe composta por profissionais da área de Psicologia, Serviço Social, Enfermagem e Medicina, contando com a parceria de diversas especialidades como Urologia, Ginecologia, Endocrinologia, Dermatologia, Cirurgia Plástica, Fonoaudiologia, entre outras.
Referência em uma série de procedimentos inovadores do ponto de vista tecnológico e que geram maior qualidade de vida nos pacientes, como as cirurgias a laser para tratar varizes (único no SUS em Pernambuco) e a alça arterial para hemodiálise (único no Recife na rede pública e privada), realizadas pelo Serviço de Cirurgia Vascular, além da Quimioterapia Intra-Arterial para Retinoblastoma, uma parceria entre a Oftalmologia Oncológica e a Radiologia Intervencionista, entre tantos outros. “Nossa ideia, como hospital universitário, é realizar intervenções mais complexas e de alta qualidade que não só favoreçam à população, mas que também reforcem a capacitação de nossos profissionais, residentes e estudantes”, destaca o superintendente do HC, Filipe Carrilho.
Ainda na linha de cuidado, o HC implantou os Ambulatórios de Genética Ocular, Oncogenética e Oncogeriatria, entre outros. Foi o primeiro hospital público em Pernambuco a criar um Núcleo de Assistência Multidisciplinar para Pacientes Pós-UTI Covid-19 e a implantar Ambulatórios de Navegação em Enfermagem, que auxiliam os pacientes na remoção de barreiras durante tratamentos longos na alta complexidade, em seis especialidades: Oncologia, Nefrologia, Cardiologia, Doenças Infeciosas e Parasitárias (DIP), Saúde Mental e Neurologia.
“O Ambulatório de Navegação está me ajudando muito dando orientações e me apoiando. Agora mesmo estou fazendo quimioterapia. Já fui encaminhada para a assistente social e psicóloga. Aqui me sinto bem atendida”, conta a manicure Solange Silva, moradora de Vitória de Santo Antão (cidade localizada a 50 km do Recife), e que trata um câncer de mama no HC.
O HC foi o primeiro hospital universitário no Brasil a implementar um projeto de e-saúde (Núcleo de Telessaúde), que completará 18 anos, em outubro. Na área das Residências em Saúde, o HC tem o único Programa em Cirurgia Bariátrica e Metabólica do país. Em Pernambuco, o hospital é o único a abrigar os Programas em Acupuntura, Alergia e Imunologia, Reumatologia, Alergia e Imunologia Pediátrica, Hansenologia e a Ecografia Vascular com Doppler.
Além disso tudo, o HC possui equipamentos de ponta como o PET-CT, entre outros, que além de beneficiar a população com o preciso diagnóstico para a realização do tratamento também treinam, capacitam e ensinam estudantes e residentes.
Na área de pesquisa, o HC desenvolve dezenas de estudos anualmente, sendo o hospital com maior número de projetos cadastrados no Rede Pesquisa, um sistema que busca automatizar o processo de cadastramento de pesquisas desenvolvidas na Rede Ebserh, gerando uma base de dados para a construção de panoramas e indicadores estratégicos, que auxiliam a gestão das pesquisas dos 40 hospitais universitários administrados pela estatal.
História
A pedra fundamental da construção do HC-UFPE foi lançada na década de 1950 durante o reitorado do professor Joaquim Amazonas. A sua inauguração ocorreu no dia 14 de setembro de 1979 pelo reitor Paulo Frederico do Rêgo Maciel. Essa iniciativa marcou a transferência dos setores do Pedro II - primeira unidade hospitalar ligada à UFPE – para o HC, na Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife.
A mudança iniciada em 1979 estendeu-se até o começo da década de 1980. No final da década de 1990, o HC passou por sua primeira grande reforma, com obras na Unidade de Terapia Intensiva, Enfermaria de Nefrologia, Bloco Cirúrgico e dois andares (10º e 11º). As reestruturações não param. Anualmente, diversos serviços passam por um processo de modernização para melhor atender ao público.
Em 11 de dezembro de 2013, a Universidade Federal de Pernambuco assinou o contrato de adesão com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal ligada ao Ministério da Educação, que passou a gerir o HC-UFPE, em janeiro de 2014, e a desenvolver o plano de reestruturação, construindo um novo modelo de gestão para reconduzir o HC ao patamar de excelência na assistência, ensino e pesquisa.
(Texto: Unidade de Comunicação Social do HC-UFPE/Ebserh)