Notícias
CIÊNCIA
Programa de Iniciação Científica da Ebserh/CNPq/HC-UFPE oferta bolsas remuneradas para estudantes de graduação
O Hospital das Clínicas da UFPE está com inscrições abertas até o dia 19 de julho para o Programa de Iniciação Científica (PIC) da Ebserh/CNPq/HC-UFPE. São oferecidas nove bolsas para estudantes de graduação da UFPE, sendo cinco de ampla concorrência e quatro destinadas a ações afirmativas, todas com duração de 12 meses e remuneração de R$ 700,00 mensais. As vagas de ações afirmativas são reservadas exclusivamente para estudantes que completaram todo o ensino médio em escolas públicas e ingressaram na universidade por meio do sistema de cotas. Mais informações e o edital podem ser encontrados no site do HC
Para se candidatar às vagas, é necessário atender a alguns pré-requisitos. Dentre eles, o orientador deve ter título de doutor, vínculo formal com o HC ou com a UFPE, bem como currículo registrado na Plataforma Lattes em junho de 2024. O estudante deve ser de graduação da UFPE, estar regularmente matriculado na universidade e ter um desempenho mínimo de cinco pontos. Além disso, o projeto deve ser desenvolvido no âmbito do HC e executável dentro do prazo estabelecido para a bolsa. Todas as exigências estão detalhadas no edital.
A divulgação do resultado preliminar da análise dos projetos ocorrerá no dia 7 de agosto. Os candidatos podem interpor recursos nos dois dias seguintes (8 e 9). Para mais informações ou esclarecimentos, os interessados devem entrar em contato com o Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde (SGPITS) pelo e-mail nap.hcpe@ebserh.gov.br ou pelo telefone (81) 2126.3500.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.