Notícias
SEGURANÇA
Profissionais participam de ação sobre cuidados com perfurocortantes no HC-UFPE
Garantir a segurança da saúde de quem cuida dos nossos pacientes e melhorar a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho são alguns dos temas presentes na ação realizada hoje (25) no Hospital das Clínicas da UFPE. O evento faz alusão ao Dia Nacional da Prevenção do Acidente de Trabalho que tem como data o dia 27 de julho.
A iniciativa surgiu a partir da Comissão Gestora Multidisciplinar (CGM) em parceria com a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost), juntamente com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA). As equipes se dirigiram para as áreas de maior atenção à saúde dos profissionais do hospital, buscando reforçar os cuidados ao se manusear objetos perfurocortantes e o ramal de resposta audível, 3601, criado para eventuais emergências com exposição a material biológico.
"Queremos reforçar os cuidados com os perfurocortantes e divulgar o ramal de emergência para garantir a segurança dos profissionais e dos pacientes. É importante que todos conheçam a equipe da CGM, que está aqui para cuidar de quem cuida”, explica a médica do trabalho da USOST e presidente da CGM, Gerluci Soares.
A equipe percorreu os corredores da enfermaria de oncologia, do 10º sul, a UTI Adulto, o setor da hemodiálise e o Centro Obstétrico (COB). Além disso, os profissionais do ambulatório de Quimioterapia e da Central de Material e Esterilização - CME também receberam os materiais informativos.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Caio Carlos
Unidade de Comunicação Regional