Notícias
ORIENTAÇÃO
Primeira reunião pública de 2026 da Cirurgia Bariátrica do HC esclarece dúvidas sobre o procedimento
O Hospital das Clínicas da UFPE promoveu, na segunda-feira (9), a primeira reunião pública de 2026 da Cirurgia Bariátrica. Realizado a cada dois meses, o encontro é voltado a pacientes, familiares, profissionais de saúde e demais interessados no tema, com o objetivo de esclarecer dúvidas e apresentar as etapas do pré e do pós-operatório.
Segundo a chefe da Unidade de Clínica Cirúrgica, Marcella Lopes, durante as reuniões a equipe também orienta pessoas que ainda não fazem parte do programa sobre como acessar o serviço por meio da regulação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). “O encaminhamento é feito por um médico do SUS e, por meio da regulação estadual, o paciente chega ao hospital para atendimento. Após essa triagem, ele passa a integrar o programa de cirurgia bariátrica e é acompanhado pela equipe multidisciplinar”, explica.
Marcella destaca ainda que o HC-UFPE realiza o procedimento por videolaparoscopia, técnica que utiliza pequenas incisões e uma câmera acoplada para a realização da cirurgia com maior precisão. Por se tratar de um método menos invasivo, a abordagem contribui para uma recuperação mais rápida dos pacientes.
A equipe multidisciplinar envolvida no programa é composta por enfermeiros, cirurgiões, fonoaudiólogos, educadores físicos, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, hematologistas e profissionais da endocrinologia.
Para a paciente Lucicleide de Souza, que integra o programa há mais de um ano, o encontro foi importante para esclarecer dúvidas sobre o processo. “Os profissionais explicam o passo a passo com muita paciência, o que ajuda a entender todas as etapas até o dia da cirurgia. Pretendo participar das próximas reuniões”, relata.
Prevista na Portaria nº 425, de 19 de março de 2013, do Ministério da Saúde, a reunião pública tem caráter obrigatório e está prevista para ocorrer novamente no dia 13 de abril.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.