Notícias
AÇÃO EDUCATIVA
Prevenção durante o Carnaval é tema de bloquinho no HC-UFPE
O período do Carnaval é repleto de alegria, músicas animadas e pessoas com energia para dançar o dia todo, mas, em meio a tudo isso, é preciso lembrar de se cuidar. O Hospital das Clínicas da UFPE promoveu, nesta quinta-feira (12), o “Bloquinho da Prevenção: cuidar também é celebrar”, ação que trouxe informações sobre como se divertir sem descuidar da saúde. Realizado na portaria 1 do HC, o evento teve início às 9h e se estendeu até o meio-dia.
Manter o corpo hidratado, ingerir alimentos leves e usar protetor solar para se proteger do sol foram algumas das dicas fornecidas pela equipe da Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP), responsável pelo bloquinho. Os profissionais também ressaltaram a ingestão moderada de bebidas alcoólicas durante a festividade e o uso de preservativos para evitar o contágio das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Durante a ação, houve distribuição de preservativos masculinos e femininos para os participantes.
Para a psicóloga organizacional Ariadne Villarim, da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost/DivGP), a iniciativa funciona como um canal de conscientização e incentivo ao autocuidado. “Em épocas festivas, a redução dos cuidados pode aumentar os riscos à saúde física e emocional, favorecendo acidentes, infecções e situações de vulnerabilidade. Promover informação é também uma forma de valorização da vida e de fortalecimento da cultura de saúde dentro e fora do ambiente hospitalar”, afirmou.
Com o apoio estrutural da Soll Manutenção, a DivGP montou um espaço colorido e festivo, no qual os colaboradores puderam se fantasiar e utilizar plaquinhas com frases divertidas para tirar fotos.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.