Notícias
RECONHECIMENTO
Médicos do HC vão compor diversas Câmaras Técnicas do Cremepe
Médicos de diversas especialidades do Hospital das Clínicas da UFPE tomaram posse nas Câmaras Técnicas do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), no último dia 2. Os profissionais são indicados por seus pares (médicos da mesma especialidade) de dentro e de fora do Cremepe. Para as indicações são levadas em consideração questões como conhecimento técnico e postura ética do profissional. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O Cremepe é composto por várias câmaras técnicas que apoiam cada especialidade médica e tem como função participar de discussões acerca de cada especialidade, discussões que envolvem Agência Nacional de Saúde, Ministério Público, atuação profissional e eventuais casos acionados judicialmente, além de emitir pareceres técnicos.
“Para mim, a indicação foi motivo de muito orgulho, fiquei muito feliz. Os membros da Câmara Técnica são indicados e apontados pelos próprios pares (outros médicos da mesma especialidade), sinal de que nós profissionais que estamos compondo as câmaras temos mantido uma boa reputação, uma boa conduta e naturalmente poderemos contribuir com o nosso conhecimento técnico e com a nossa conduta ética em diversas questões que envolvem nossas especialidades’’, afirma o ginecologista do HC, Agostinho Machado, que compõe a Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia.
O chefe do Serviço de Cirurgia Torácica do HC, Wolfgang William Schmidt Aguiar foi indicado para compor a Câmara Técnica da especialidade. “A Câmara Técnica de Cirurgia Torácica é fundamental para o desenvolvimento da especialidade especialmente porque o Cremepe incentiva e solicita cada vez mais que elas não sejam apenas chamadas em caso de processos ou para dar pareceres, mas que possam ser propositivas, trazer regulamentação, discussão e que se possa desenvolver a especialidade no âmbito de saúde de Pernambuco’’, explica.
Ele também compõe a Câmara Técnica de Cirurgia Robótica, assumida em fevereiro. Essa foi a primeira de Cirurgia Robótica do país sendo uma iniciativa do Cremepe para trazer discussões sobre a nova técnica que está começando a se tornar cada vez mais comum. A cidade do Recife possui o quarto centro do país que começou a realizar esse tipo de cirurgia, além de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Outros profissionais do HC que foram indicados em maio foram: Ana Carolina Thé (Câmara Técnica de Endocrinologia), Cláudia Elise Ferraz Silva (Dermatologia), Dênis de Albuquerque Gonçalves (Medicina Intensiva), Orcina Fernandes Duarte (Coloproctologia), Rodrigo Cavalcanti Machado (Psiquiatria), Agostinho Machado (Ginecologia e Obstetrícia), Norma Arteiro Filgueira (Gastroenterologia), Wolfgang William Schmidt (Cirurgia Torácica), Anna Christine Sady (Homeopatia), Cláudia Marques (Reumatologia) e Michele Maria Gonçalves (Medicina Intensiva).
Os profissionais que tomaram posse em fevereiro são Wolfgang William Schmidt (Cirurgia Robótica), Antônio Antunes Melo (Otorrinolaringologia), Cláudia Wanderley de Barros (Hematologia), e Rafael Anlicoara (Cirurgia Plástica).
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.