Notícias
TREINAMENTO
Hospital das Clínicas capacita mais 20 profissionais durante a 3º edição da Semana S
O Hospital das Clínicas da UFPE promoveu a 3ª edição da Semana S, que tem como objetivo qualificar os profissionais do HC, garantindo mais segurança e um melhor atendimento aos pacientes. As ações de simulação clínica aconteceram em locais previamente selecionados, em colaboração com as chefias dos setores, nos dias 16 e 18 deste mês.
A iniciativa da Comissão Permanente Interprofissional de Simulação (CPIS), vinculada à Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), selecionou para esta edição os profissionais da Endoscopia e da dispensação de medicamentos, no Setor de Farmácia Hospitalar. A escolha ocorreu após a análise dos eventos adversos apontados no relatório da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente.
A primeira simulação aconteceu no setor da farmácia. Durante a ação, os participantes realizaram a separação e a verificação dos medicamentos e antibióticos destinados aos pacientes do hospital. A segunda, no setor da endoscopia, trabalhou um caso clínico de um paciente que foi realizar um exame e apresentou queda de saturação de oxigênio e instabilidade hemodinâmica, progredindo para parada cardiorrespiratória. Ao final, a equipe da CPIS promoveu um momento de reflexão, no qual foram analisados os pontos positivos observados durante a situação de estresse na assistência, bem como os pontos de melhoria.
A supervisora de Enfermagem da Endoscopia, Fabiana Braga, destacou que a avaliação é uma forma de perceber como as pessoas trabalham em conjunto em momentos de crise. “A simulação foi fundamental para avaliar a dinâmica da equipe em situações de parada cardíaca, identificar pontos de melhoria e reforçar a segurança do paciente, uma vez que o treinamento, realizado no próprio setor de atuação, contribui para o aprendizado e para a oferta de uma assistência segura aos pacientes”, afirmou Fabiana.
A realização das simulações in situ, ou seja, no próprio local de trabalho, é uma forma de analisar as reais condições de trabalho, auxiliando na detecção de riscos que, por vezes, não aparecem durante treinamentos realizados fora do ambiente assistencial. “Essa abordagem permite identificar riscos latentes, falhas de processo e desafios de comunicação, fortalecendo a segurança do paciente, além de promover o engajamento dos profissionais e reforçar o compromisso do hospital com a educação contínua e a integração entre ensino, assistência e gestão”, destacou a coordenadora da CPIS e chefe da Unidade de Gestão de Graduação, Ensino Técnico e Extensão da GEP, Gisele Paiva.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.