Notícias
HC-UFPE realiza mutirão de vasectomia para 60 pacientes de sua fila de espera nos dias 12, 19 e 26 de novembro
O Hospital das Clínicas da UFPE promove nos sábados 12, 19 e 26 de novembro um mutirão de cirurgias de vasectomia que vai beneficiar 60 pacientes ao todo que aguardavam pelo procedimento na fila de espera do hospital universitário. Todos os participantes já estão agendados. A iniciativa é uma das ações que celebram o Novembro Azul no HC, mês de conscientização sobre a saúde do homem. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Além do benefício do procedimento para o planejamento familiar, a ação promovida pela Área Assistencial de Urologia do HC tem como objetivo reduzir o tempo de espera dos pacientes que aguardam pelo procedimento. “A vasectomia é uma medida de planejamento familiar mais simples e menos invasiva do que a laqueadura nas mulheres, além de ser segura e eficaz no controle de natalidade”, explica o supervisor da Área Assistencial de Urologia do HC e professor do centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE, Fábio Vilar.
A vasectomia não traz nenhum impacto negativo na vida sexual do homem já que o procedimento não interfere na vascularização do pênis ou dos testículos e não interrompe a produção de testosterona, o hormônio masculino ligado ao desejo sexual. A cirurgia apenas interrompe a circulação dos espermatozoides dos testículos ao pênis.
A vasectomia pode ser reversível, mas a taxa de sucesso da reversão depende de diversos fatores e esse procedimento não é realizado no SUS. Por isso, para todos os efeitos, a vasectomia deve ser considerada um método permanente de esterilização, por isso só é realizada após o casal participar do ambulatório de Planejamento Familiar e receber todas as informações a respeito do assunto. Além disso, o casal tem um tempo de espera de, no mínimo, 60 dias para a reflexão sobre o assunto até o agendamento da cirurgia.