Notícias
PUBLICAÇÃO
HC-UFPE lança cartilha no Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, a Divisão de Gestão de Pessoas (DivbGP), por meio da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas, lançou ontem (2) a cartilha educativa sobre o transtorno do espectro autista (TEA). O material objetiva promover a compreensão, conscientização e inclusão, convidando a todos para compartilhá-lo e promover discussões abertas sobre o tema, dentro e fora do Hospital das Clínicas da UFPE.
“A Divisão de Gestão de Pessoas e a Unidade de Desenvolvimento de Pessoas preza por um ambiente equânime e inclusivo. Ao investir na elaboração de uma cartilha sobre o transtorno do espectro autista para os nossos colaboradores, acreditamos que ela influenciará não apenas na melhora da qualidade do atendimento prestado, mas também contribuirá para a construção de uma sociedade mais inclusiva e empática. É uma medida simples, mas poderosa, que pode fazer uma grande diferença na vida de muitas pessoas e promover uma cultura de inclusão e respeito dentro do ambiente hospitalar” explica a chefe do Serviço de Capacitação do HC-UFPE, Emanuelle Noberto.
A cartilha sobre o transtorno do espectro autista reúne informações precisas e acessíveis sobre o autismo, abordando desde sua definição até o papel do SUS e das leis de proteção. Além disso, o material enfatiza a importância da inclusão e da aceitação das pessoas autistas na sociedade.
Transtorno do espectro autista (TEA)
O autismo, também conhecido como transtorno do espectro autista, é uma condição do neurodesenvolvimento que dificulta a interação social, comunicação verbal e não verbal e padrões de comportamentos do indivíduo. Dentro do espectro autista, cada pessoa diagnosticada apresenta uma variedade de características e necessidades de suporte, que são definidos de acordo com os critérios estabelecidos pelos manuais de diagnóstico. Atualmente, é bastante comum utilizar o termo "grau" como forma de simplificar essa definição.
O espectro autista é uma condição permanente, ou seja, não tem cura. No geral, os primeiros sinais são observados por profissionais até os 3 anos de idade. No entanto, muitas vezes o diagnóstico só é feito na vida adulta. Em números, estima-se que, no Brasil, haja aproximadamente 2 milhões de autistas, o equivalente a cerca de 1% da população do país.
Sobre a Ebserh
O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.