Notícias
RECONHECIMENTO
HC-UFPE conquista 1º lugar no II Concurso de Boas Práticas de Controle Interno da Ebserh 2025
Uso da simulação in situ em seus processos de capacitação, gestão de riscos e fortalecimento da segurança do paciente é prática frequente no HC-UFPE
A prática “Simulação in situ como Estratégia de Gestão de Riscos e Capacitação Interprofissional no HC-UFPE/Ebserh” realizada pela equipe do Hospital das Clínicas da UFPE conquistou o primeiro lugar no II Concurso de Boas Práticas de Controle Interno da Ebserh 2025, na categoria “Aprimoramento de Processos de Ensino e Pesquisa”. O prêmio é concedido pela Auditoria Geral da estatal após avaliação criteriosa das iniciativas inscritas pelos 45 hospitais da Rede Ebserh.
“O primeiro lugar é, acima de tudo, o reconhecimento de um trabalho construído a muitas mãos, com a participação ativa dos membros da Comissão Permanente Interprofissional de Simulação (CPIS), profissionais assistenciais, gestores, preceptores, residentes e equipes de apoio”, explica a chefe do Setor de Gestão do Ensino e coordenadora da CPIS, Giselle Paiva.
A gestora destaca ainda que o resultado reforça o compromisso do HC-UFPE com a inovação, com a formação de qualidade em saúde e com um cuidado cada vez mais seguro para a população atendida pelo SUS. “Isso mostra como a integração entre ensino, gestão e assistência faz toda a diferença na construção de boas práticas no dia a dia do hospital”, completa Paiva.
A iniciativa do HC-UFPE utiliza a simulação in situ, realizada diretamente nos ambientes reais de trabalho, como ferramenta estratégica para capacitação de equipes interprofissionais, gestão de riscos e fortalecimento da segurança do paciente. O projeto é desenvolvido de forma integrada pelo Setor de Gestão do Ensino (Sege/GEP), com o apoio da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente (UGQSP), tendo como base a análise sistemática dos eventos adversos notificados no Vigihosp.
Sobre a premiação
Para a concessão do prêmio, foram avaliados critérios da comissão julgadora aspectos como criatividade e inovação, aplicabilidade imediata, potencial de replicabilidade na Rede Ebserh, gestão de riscos, transparência e eficiência operacional.
“A simulação in situ no HC tem permitido identificar riscos latentes, revisar fluxos e protocolos, melhorar a comunicação entre equipes e promover uma cultura institucional de segurança e aprendizado contínuo no próprio ambiente de trabalho, de forma segura, prática e alinhada à realidade do hospital”, comenta Giselle Paiva.
Em segundo lugar, ficou a prática “Administração de Medicamentos sem Danos: um Projeto de Boas Práticas para a Qualificação de Profissionais”, do Hospital das Clínicas da UFMG, de Belo Horizonte; e em terceiro, “Acesso à Informação em saúde: Desenvolvimento de Habilidades Informacionais na BVS”, do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA), de Salvador.
A premiação contou ainda com mais duas categorias: Aprimoramento de Processos Finalísticos Assistenciais (vencido pelo HC-UFG, de Goiânia) e Aprimoramento de Processos de Suporte Gerencial e Administrativo (vencido pelo HC-UFMG, de Belo Horizonte).
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social