Notícias
CAMPANHA
HC realiza mutirão dermatológico em Igarassu, nesta sexta (10)
O Hospital das Clínicas da UFPE participa do mutirão itinerante Ebserh Solidária, na cidade de Igarassu, distante cerca de 25 km do Recife, na sexta-feira (10), das 8h às 16h, na Policlínica São Lucas, em Cruz de Rebouças. A campanha é realizada simultaneamente por outros 38 hospitais universitários federais administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares nas cinco regiões do País.
Diferentemente dos outros dois mutirões nacionais promovidos pela Ebserh, este fará atendimentos de saúde fora do hospital universitário. Pela manhã, cem pessoas (já agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde) passarão por consultas e exames clínicos com dermatologistas. Simultaneamente, haverá ação educativa de prevenção ao câncer de pele, o mais comum entre os brasileiros.
À tarde, haverá estudos de casos com a equipe do HC ministrando treinamento em dermatologia para cerca de 30 profissionais de saúde básica do município.
Vão participar do mutirão dois dermatologistas preceptores e três médicos residentes do HC, além de seis estudantes de Medicina da UFPE e três profissionais do Núcleo de Telessaúde (Nutes) do HC. Pela prefeitura de Igarassu, vão atuar dois dermatologistas, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem.
Saiba mais
A ação Ebserh Solidária trata-se de um mutirão de atendimento de saúde fora do ambiente hospitalar, que visa levar ações de prevenção e promoção da saúde para locais onde as dificuldades de acesso à assistência à saúde são maiores por diversos motivos. A expectativa é de atender a populações em situação de vulnerabilidade social, a pacientes em espera na fila de regulação, moradores de comunidades com grande distância de centro urbanos, além de creches, asilos, escolas e comunidades diversas. Desta vez, o paciente não vai ao hospital, mas o hospital vai ao encontro do paciente.
Sobre a Ebserh
Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.