Notícias
ASSISTÊNCIA
HC participa de projeto de gastroplastia por videolaparoscopia
O Hospital das Clínicas da UFPE recebeu a visita de representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, para efetivar a parceria firmada por meio do projeto de incentivo para a realização de Gastroplastia por Via Laparoscópica. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Participaram da reunião o chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HC, Tiago Feitosa, o chefe do Ambulatório de Cirurgia Geral, Álvaro Ferraz, o chefe do serviço de Cirurgia Bariátrica, Flavio Kreimer, e as representantes do hospital paulistano. O HC foi um dos 25 hospitais do Norte/Nordeste/Centro-Oeste selecionado para fazer parte desse projeto de incentivo, já que a instituição realiza com êxito esse tipo de procedimento, além de ser uma unidade de assistência de alta complexidade.
“Oito profissionais de atuação multidisciplinar serão selecionados para ir ao Oswaldo Cruz em São Paulo, sendo essa seleção interna, realizada pelo serviço de cirurgia bariátrica’’, explica Tiago Feitosa. Ele ainda ressalta que as visitas serão mútuas no período de um ano, “Elas têm como objetivo a troca de experiência e o aperfeiçoamento técnico e assistencial em conjunto’’, finaliza.
Alguns dos objetivos específicos do projeto são a atualização das equipes em princípios de cuidados multidisciplinares em cirurgia bariátrica, por meio de conteúdos em EaD (educação a Distância), contribuição com o aprendizado e experiência do cirurgião com a técnica de videolaparoscopia em gastroplastia, implantação e atualização de processos e indicadores de qualidade assistencial, dentre outros.
Sobre a Ebserh
Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.