Notícias
NOTA DE FALECIMENTO
HC lamenta a morte do professor e cirurgião geral Ricardo Machado
O Hospital das Clínicas da UFPE lamenta a morte do professor e cirurgião geral Ricardo José Caldas Machado, aos 67 anos, após infarto fulminante na madrugada desta sexta-feira (14). O velório começou nesta manhã (14) e vai até as 16h, quando está prevista a cremação, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.
Ricardo Machado era médico cirurgião do HC, professor associado do Departamento de Cirurgia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE, consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco e conselheiro efetivo do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe).
Na assistência e no ensino, destacou-se na cirurgia bariátrica, cirurgia pancreática, esquistossomose mansônica e feocromocitoma. Construiu forte atuação acadêmica, com mestrado em gastroenterologia, doutorado em clínica cirúrgica e pós-doutorado em cirurgia pancreática.
“Ricardo era um dos professores mais experientes da UFPE: supercomprometido com o HC, com os pacientes, alunos e residentes. Era um cirurgião de grande capacidade técnica e científica, com grande destaque nas cirurgias pancreática e digestiva”, disse o chefe da Cirurgia Geral do HC, Álvaro Ferraz.