Notícias
INOVAÇÃO
HC inicia projeto de construção de data lake em parceria com o CIn-UFPE
Equipe do Setisd do HC tem participado de reuniões com o professor Robson Fidalgo (centro), do CIN-UFPE
Um repositório de armazenamento, processamento e proteção de grandes quantidades de dados. Esse é o resumo do que é um data lake (lago de dados), projeto que o Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (Setisd) do Hospital das Clínicas da UFPE está elaborando em parceria com o Centro de Informática (CIn) da UFPE para uma melhor governança de dados. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“O data lake armazena os dados nos seus formatos originais. Isso é importante porque a gente não vai ter nenhum viés para armazenar esses dados. A partir do momento que esses dados estiverem armazenados, podemos analisá-los sob diferentes perspectivas de forma a gerar insights que vão contribuir para a gente poder tomar decisões mais assertivas”, explica o professor do CIn, Robson Fidalgo, responsável pelo projeto.
Com a solução, o HC ganhará agilidade, escalabilidade e eficiência na gestão de dados de forma mais rápida e econômica em comparação com outros bancos de dados. “O grande volume de dados gerados no HC armazenado em um único lugar facilitará a gestão desses dados bem como o consumo deles porque as informações produzidas em diferentes sistemas passarão a ser gerenciadas e armazenadas em um único lugar tornando mais fácil o processo de consultar e analisar esses dados”, pontua Fidalgo, completando que o data lake pode ser armazenado tanto em um data center físico quanto em alguma tecnologia em nuvem.
O projeto está em suas etapas iniciais, com o levantamento de todos os sistemas e ferramentas geradores de dados no HC. “Isso está bem avançado de modo que o próximo passo já será o provisionamento e o projeto do data lake”, afirma Robson Fidalgo.
Para o analista de TI da Unidade de Sistemas de Informação e Inteligência de Dados do HC, Aurílio Santos Filho, o data lake vai atender a demandas de forma mais simples e rápidas sobre informações assistenciais e administrativas. “Teremos um ambiente centralizado para atender às demandas do Portal de Dados e dos Projetos de Inteligência Artificial com maior precisão das entregas”, comenta Aurílio.
O data lake também impõe uma série de desafios. “Recentemente aumentamos a nossa capacidade de armazenamento e backup, todavia a implantação de um data lake pode aumentar a necessidade por esses recursos e, claro, aumentar a frequência da aquisição de expansões nesses aspectos. Outro desafio é a governança dos dados para mantê-los atualizados, acessados com segurança e extraídos dentro do esperado por todas as partes envolvidas”, destaca Aurílio Filho.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social