Notícias
CAPACITAÇÃO
HC capacita 40 enfermeiros em Curso de Inserção, Manutenção e Retirada de Cateter Central de Inserção Periférica
O Hospital das Clínicas da UFPE realizou este mês o Curso de Inserção, Manutenção e Retirada de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC), voltado à capacitação de 40 enfermeiros, representantes de todas as áreas assistenciais da instituição. Encerrada no último dia 17, a formação teve carga horária total de 20 horas, distribuídas entre aulas teóricas e práticas simuladas, com foco na qualificação técnica e na segurança do paciente.
O curso foi promovido pela Divisão de Enfermagem, em parceria com a Unidade de Desenvolvimento de Pessoas, responsável pela contratação de empresa especializada para a realização do curso. A ação integra as estratégias institucionais de educação permanente.
“Investir na capacitação dos nossos enfermeiros é investir na segurança do paciente e na qualidade do cuidado. Este curso representa um movimento estratégico para fortalecer competências e estruturar, em breve, um time especializado em punção de PICC no HC”, afirmou o chefe da Divisão de Enfermagem, Francisco Amorim.
A expectativa é formar um time de punção de PICC, com a ampliação gradual da operacionalização do procedimento para o público adulto, por meio de novas parcerias institucionais. Na neonatologia, o uso do PICC já faz parte de uma cultura institucional consolidada, servindo como referência para a expansão da prática em outros contextos assistenciais.
"O curso foi uma experiência excelente, a UTIN [Unidade de Terapia Intensiva Neonatal] precisava realmente de mais esse aprendizado. Acredito que aplicar técnicas seguras e atualizadas para inserção desse tipo de cateter impactará diretamente na qualidade do cuidado aos nossos bebês”, afirmou a enfermeira da UTIN Juliana Ferreira. De acordo com ela, a técnica ajudará a reduzir complicações, acelerando a recuperação dos recém-nascidos, através de acessos venosos mais seguros e duradouros.
Sobre o PICC
O Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) é um dispositivo intravenoso utilizado em terapias de média e longa duração, como administração de medicamentos, soluções parenterais e nutrição venosa. Quando corretamente inserido e manejado, contribui para a redução de infecções, minimiza complicações e promove maior conforto ao paciente, além de otimizar os resultados do tratamento.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.