Notícias
AVANÇA HC
Colegiado do HC reúne gestores e colaboradores para apresentar andamento das obras
A gestão do Hospital das Clínicas da UFPE realizou mais uma reunião com gestores e colaboradores, na manhã desta quarta-feira (4), para informar sobre o andamento das obras no HC, que exigem a mudança temporária dos locais de trabalho e de atendimento aos usuários, alterando a rotina em diversos setores. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e foi contemplado com a realização de obras de melhoria de sua infraestrutura financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e pela Ebserh.
As obras são importantes para recuperar a infraestrutura do HC, que teve o seu prédio inaugurado em 1979 e com início de construção nos anos 1950. “Temos como prioridades a mitigação dos impactos das obras, o planejamento coletivo das ações, a comunicação eficiente com todos, a atuação do Comitê de Obras e Infraestrutura e a elaboração de planos de contingência para setores que exigem maior cuidado, como a Obstetrícia, a Nefrologia, o Bloco Cirúrgico e a Unidade de Produção de Alimentos (UPA)”, explicou o superintendente substituto, Wagner Cordeiro.
Entre as obras realizadas neste momento, estão o Projeto de Prevenção Contra Incêndio e Pânico (PPCIP), a recuperação estrutural do subsolo e a reestruturação (retrofit) das instalações elétricas de média e baixa tensão (essas duas já iniciadas), além de outras readequações acontecendo em paralelo, como a troca de piso no térreo, por exemplo. Todas em conformidade com o Plano Diretor Físico Hospitalar (PDFH), documento norteador de obras e melhorias do qual o HC foi projeto-piloto dentro da Rede Ebserh. O andamento das obras pode ser acompanhado no banner do Avança HC, na página principal do site.
Durante a reunião, Wagner Cordeiro apresentou os status de andamento das principais obras. “O PPCIP e o retrofit das instalações elétricas estão acontecendo em paralelo no 4º pavimento dos blocos E e F (ambulatórios), nos anfiteatros, no 1º pavimento do Bloco E e no 11º dos blocos B e C (Enfermarias Norte e Sul). O PPCIP já foi concluído 4º pavimento dos blocos B e C e também está sendo realizado agora no subsolo”, afirmou o gestor. “A recuperação do subsolo está em andamento no túnel abaixo da rotatória, em parte do bloco C (abaixo do antigo almoxarifado) e no bloco E”, completou.
A substituição dos elevadores será iniciada em breve, a reforma do Alojamento Conjunto está em fase de retomada (empresa remanescente está em processo de contratação) e a reforma dos banheiros dos ambulatórios está suspensa aguardando o início da contratação de empresa remanescente). Essas duas obras sofreram com o abandono das empresas vencedoras da licitação.
A diretoria do HC em parceria com os gestores e líderes têm estudado opções e atuado para minimizar transtornos temporários, como barulho, mudanças no fluxo de pessoas e de atendimento, além de realocação de serviços (internação, ambulatórios e administrativo), compartilhamento de ambientes com a otimização de espaços, redução de leitos e do número de consultórios, bem como a interdição de partes do estacionamento para instalação dos canteiros de obras.
“Nossa prioridade é a transparência. É nosso compromisso manter as portas abertas para todos e contar com o trabalho coletivo e o comprometimento das pessoas”, destacou o gerente de Atenção à Saúde, Glauber Leitão.
Comunicação constante
Para manter a comunidade hospitalar informada sobre o cronograma e planejamento das obras e as mudanças de locais, o plano de comunicação segue sendo executado com a realização de reuniões gerais (como essa desta quarta-feira) e encontros setoriais, além de informes constantes e atualizados em cartazes/banners, TV corporativa, boletim por e-mail, comunidade de WhatsApp e redes sociais do HC.
A equipe do Setor de Infraestrutura Física também segue à disposição para dirimir dúvidas por meio do telefone (81) 2126-3555. Este mesmo número também é um canal de WhatsApp pelo qual é possível entrar em contato para fazer questionamentos ou enviar algum registro de problemas.
Projetos em andamento
Algumas obras ainda não iniciadas estão na etapa de elaboração dos projetos como a UPA, a UTI Pediátrica, o Centro Cirúrgico Geral e o Ambulatorial, a Hemodiálise, a Triagem Obstétrica e o retrofit das fachadas.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social