Notícias
AVANÇA HC
Gestão do HC recebe representantes do Departamento de Enfermagem e do CCM para discutir obras e ações de recuperação do Bloco A
Com o objetivo de acompanhar o andamento das obras e alinhar as adequações necessárias no Bloco A do prédio do Hospital das Clínicas da UFPE, o superintendente substituto do HC, Wagner Cordeiro, e a equipe do Setor de Infraestrutura Física (SIF) receberam, esta semana, representantes dos setores que utilizam o espaço: o Departamento de Enfermagem e o Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade.
Na quarta-feira (28), foi realizada uma visita às obras com representantes do Departamento de Enfermagem, que funciona no piso superior do bloco. Segundo Wagner Cordeiro, o objetivo foi levantar necessidades, acompanhar as intervenções e definir as adequações possíveis dentro do escopo da manutenção em andamento. Participaram da visita a vice-chefe do departamento, Vilma Costa de Macedo; a vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Cecília Maria Farias de Queiroz Frazão; a professora Gabriela Cunha Schechtman Sette e a secretária Elaine da Mota Lima.
Já nesta quinta-feira (29), a superintendência do HC e a equipe da SIF se reuniram com o diretor do CCM, Luiz Alberto, e o coordenador de Infraestrutura e Compras do centro, Ricardo Junior de Lima, para discussão e finalização do novo layout do pavimento térreo do Bloco A. A reunião também contou com a presença da gerente de Ensino e Pesquisa (GEP), Claudia Marques.
Serviços
As obras no Bloco A tiveram início no começo de setembro e incluem o retrofit das instalações elétricas, a recuperação das fundações do prédio e a execução do Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico (PPCIP). Após essa etapa estrutural, o hospital dará início à requalificação das áreas, com serviços de manutenção, pintura e adequações técnicas.
No pavimento térreo, o layout discutido com a direção do CCM prevê salas para as coordenações das graduações e dos programas de pós-graduação, áreas destinadas aos docentes, salas de aula compartilhadas e um espaço específico para simulação clínica do HC-UFPE. A expectativa é de que as obras sejam finalizadas ainda no primeiro semestre deste ano. As melhorias integram um conjunto de reformas em execução no HC, financiadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), à qual o HC é vinculado.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.