Notícias
MONITORAMENTO
Gestão do HC apresenta andamento das obras e readequações
A gestão do Hospital das Clínicas da UFPE realizou reunião sobre o andamento das obras e readequações do Hospital das Clínicas da UFPE, na manhã desta sexta-feira (4), para a comunidade hospitalar, no auditório do Departamento de Enfermagem. O HC está passando por uma série de serviços de melhorias ao longo deste ano.
“Queremos agradecer a compreensão e a parceria de todos nesse momento de alguns transtornos provocados pelos serviços. Estamos tentando conciliar o conforto do ambiente com a mitigação dos danos para os nossos profissionais e usuários. Estamos realizando rondas nos locais de obras para avaliar a situação”, explica o gerente administrativo, Wagner Cordeiro, que lembrou a importância da atuação do Comitê de Obras (formado por profissionais dos mais diversos setores do HC) na comunicação com a comunidade e o planejamento das obras.
Muitas obras já começaram e outras serão iniciadas em breve, alterando a rotina em diversos setores em virtude dos serviços. A importância dessas obras e as mudanças temporárias que elas provocarão estão sendo informadas à comunidade por meio de um planejamento de comunicação em canais como cartazes/banner, TV Corporativa, boletim por e-mail, comunidade de WhatsApp, redes sociais e reuniões setoriais e com a comunidade em geral.
O gerente de Atenção à Saúde, Glauber Leitão, apresentou fotos das obras e informações sobre o cronograma das ações. “Teremos outros encontros como esse para dar o feedback à nossa comunidade. Qualquer readequação importante ao nosso planejamento, nós vamos nos debruçar sobre esse tema para resolver. Essas obras precisam ser feitas pelo HC”, comenta Leitão.
Financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e pela Ebserh, os destaques são as obras estruturantes como o Projeto de Prevenção Contra Incêndio e Pânico (PPCIP), a reestruturação (retrofit) das instalações elétricas de média e baixa tensão e o retrofit das instalações do subsolo (essas três já iniciadas), a modernização e ampliação do Centro Cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral e a criação da UTI Pediátrica.
O chefe da Divisão de Enfermagem Francisco Amorim falou sobre a reorganização das Áreas Assistenciais do térreo. “Estamos felizes com o andamento das obras e do planejamento. Está tudo dentro do prazo. As pessoas compraram a ideia porque estão percebendo que isso não é opcional. O HC precisa dessas obras. Estamos planejando para reduzir os impactos para que o nosso paciente siga sendo atendido e a gente mantenha a produção (junto à Secretaria Estadual de Saúde)”, afirma Amorim.
Além disso, há outras obras e readequações acontecendo em paralelo igualmente importantes, como as reformas da maternidade e dos banheiros dos ambulatórios, por exemplo. Todas em conformidade com o Plano Diretor Físico Hospitalar (PDFH), do qual o HC foi projeto-piloto dentro da Rede Ebserh.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social
Imagens anexadas
Legenda: Comunicado sobre andamento das obras e readequações foi atualizado para a comunidade na manhã desta sexta-feira (4)