Notícias
PREVENÇÃO
Fluxograma de atendimento ao profissional exposto a material biológico ganha atualização
A Comissão Multidisciplinar de Prevenção de Acidentes por Materiais Perfurocortantes do Hospital das Clínicas da UFPE atualizou o Fluxograma de Atendimento ao Profissional de Saúde Exposto a Material Biológico. Com três mudanças, o documento atualizado já está disponível na área de trabalho dos computadores do HC-UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
De acordo com a infectologista Cláudia Albuquerque, Comissão Multidisciplinar de Prevenção de Acidentes por Materiais Perfurocortantes, o fluxograma sofreu três ajustes com o objetivo de melhorar o atendimento. “Os profissionais, que se acidentarem fora do horário de funcionamento da sala de estabilização, devem se dirigir à sala de triagem (na enfermaria do 7º andar Sul), após contato com o médico plantonista via central telefônica, em vez de ir para a Sala de Repouso, no 4º andar. O segundo ajuste é a coleta de exame da genitora, em caso de paciente-fonte menor de dezoito meses. E a terceira alteração é a especificação do local da coleta de exames no laboratório do térreo, em frente à Ressonância Magnética”, explica Cláudia.
Sobre a Ebserh – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.