Notícias
PESQUISA
Estudo sobre câncer e Schistosoma é aceito em publicação internacional
A pesquisa “Mutação em gene de reparo ao DNA e gene de estímulo proliferativo em câncer de cólon associado ao Schistosoma: etapas de carcinogênese ou mera coincidência?”, que tem como autor principal o oncologista do Hospital das Clínicas, Gustavo Godoy, foi aceita para publicação no periódico da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, chamada Journal of Global Oncology – JGO. O artigo deve ser publicado na próxima edição da referida revista.
“Esse trabalho sugere que a inflamação induzida pelo Schistosoma induz o desenvolvimento do câncer. Se a hipótese for verdadeira, isso implicará numa mudança no programa de rastreamento de câncer do cólon em populações infestadas ou sob o risco de infestação pelo Schistosoma, o que impactará diretamente nas políticas públicas de combate tanto ao câncer quanto à parasitose”, explicou Gustavo Godoy.
Além desses achados, está sendo feito um levantamento dos pacientes operados no HC com câncer de cólon durante os últimos 10 anos para buscar mais casos associados ao Schistosoma. “Testaremos esses pacientes na busca das etapas do surgimento do câncer induzidas pela inflamação crônica decorrente da ação da parasitose”, acrescentou.
O estudo, iniciado em 2015, conta com o apoio de alunos de Medicina da universidade e de residentes e profissionais dos Serviços de Oncologia, Gastroenterologia e Patologia do HC.
O resumo do trabalho, juntamente com a lista completa de autores, pode ser encontrado na biblioteca do site da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (American Society of Clinical Oncology - Asco). Acesse-o aqui.
Atualização - Especialistas do Serviço de Oncologia do HC participaram do Congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, realizado em junho, em Chicago, nos Estados Unidos. O evento é considerado um dos mais importantes da área e serve como plataforma para a apresentação de pesquisas importantes sobre tratamento e métodos de diagnóstico do câncer, que podem nortear a conduta do oncologista. Os médicos oncologistas do HC que estiverem presentes no encontro foram Luiz Alberto Mattos, Glauber Leitão, Gustavo Godoy e Penélope Araújo.
“A participação do HC no Congresso foi muito importante, pois foi uma forma de termos acesso de imediato a informações e também foi uma oportunidade de estabelecer contatos com outros oncologistas do mundo para a discussão das realidades locais e estabelecimento futuro de pesquisas na área de Oncologia, podendo trazer essas novidades para os nossos pacientes”, comentou o chefe do Serviço de Oncologia da unidade, Luiz Alberto Mattos.