Notícias
VISIBILIDADE
Espaço Trans do HC promove encontro com usuários para avaliação de assistência recebida
No mês da Visibilidade Trans, o Espaço de Acolhimento e Cuidado de Pessoas Trans e Travestis do Hospital das Clínicas da UFPE promoveu, na tarde da última quarta-feira (21), um grupo com usuários que já realizaram a cirurgia de modificação corporal para avaliação da assistência recebida. A iniciativa teve como objetivo avaliar a qualidade do direito à saúde ofertado, a partir das experiências vividas, contribuindo para a análise do acesso ao acompanhamento pré e pós-operatório. O HC-UFPE é uma unidade vinculada à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“Em dezembro, fizemos uma retrospectiva das atividades do Espaço Trans, e agora no início de 2026, estamos planejando diversas atividades. Hoje, tendo como gancho o Dia Nacional da Visibilidade Trans [29 de janeiro], teremos uma reunião com homens trans que passaram por procedimento cirúrgico para mudança corporal. Semana que vem, na quarta-feira (28), será a vez das mulheres trans atendidas pelo Espaço”, destaca a psicóloga do Espaço Trans, Cristina Cabana.
O encontro faz parte do processo de trabalho do Espaço Trans, que envolve o cuidado integral em saúde através de equipe multiprofissional, sendo realizados vários atendimentos individuais e em grupos pelos membros da equipe que compõe o Espaço Trans.
“A ação também se configura como uma prática de controle social, ao reconhecer os usuários como sujeitos de direitos e protagonistas na avaliação e no aprimoramento da política pública de saúde. Ao dar voz às pessoas atendidas, o serviço fortalece a participação social, identifica potencialidades e fragilidades do percurso assistencial e orienta ajustes nos processos de trabalho, reafirmando o compromisso institucional com um cuidado ético, humanizado e qualificado”, destaca a assistente social do Espaço Trans, Marina Assunção.
Após responderem ao questionário, foi a vez de compartilhamento de vivências entre os pacientes, como um “túnel” humano, por onde cada um passava e recebia abraços e palavras acolhedoras tantos dos profissionais do Espaço Trans como dos outros pacientes; um pequeno mural onde cada um devia resumir em uma palavra como se sentiam antes e depois da cirurgia; e a troca de opiniões e experiências sobre como cada um deles encara a vida como homens trans.
Na próxima semana, na quarta-feira (28), o Espaço Trans promoverá um novo encontro similar a este, só que voltado para as mulheres trans atendidas no serviço, a partir das 14h30.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.