Notícias
alimentação saudável
Dia do Nutricionista é celebrado no HC com ação para toda a comunidade hospitalar
A manhã desta quinta-feira, no Hospital das Clínicas da UFPE, foi marcada por uma atividade especial referente ao Dia do Nutricionista, celebrado anualmente no dia 31 de agosto, data em que ocorreu o surgimento da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN) em 1949, que hoje é reconhecida como Associação Brasileira de Nutrição (asbran). O Serviço de Nutrição Clínica, com o apoio de estagiários, promoveu uma ação voltada para os colaboradores do hospital e para aqueles que transitavam pela portaria 1. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
"Essa é uma ação para homenagear as nutricionistas, profissionais responsáveis pela promoção de hábitos alimentares saudáveis e também no tratamento de doenças e agravos à saúde. Eventos como esse ajudam a divulgar a profissão para que os demais profissionais do HC conheçam a data, a profissão e participem conosco desta comemoração", explicou a nutricionista clínica Helânia Dantas, chefe da Unidade Multiprofissional do HC.
Durante a atividade, os profissionais de nutrição realizaram uma atividade interativa com o intuito de chamar a atenção das pessoas que passavam pela portaria. A dinâmica consistia em girar uma roleta e responder a perguntas sobre mitos e verdades relacionados à nutrição, com o objetivo de reforçar as informações acerca da saúde e alimentação, contribuindo para um futuro mais saudável e sustentável.
Além disso, a ação ainda contou com a entrega de panfletos sobre os 10 passos para uma alimentação saudável, que consiste em preferir alimentos naturais, reduzir o consumo de óleos, gorduras, sal e açúcar, controlar porções de alimentos processados, evitar alimentos ultraprocessados, comer com regularidade e atenção, fazer compras em locais com variedades de alimentos naturais, desenvolver, exercitar e compartilhar habilidades culinárias, planejar o tempo para a alimentação, dar preferência a locais que servem refeições feitas na hora e ser crítico quanto às informações e orientações sobre alimentação.